Dra. Silvana defende união das forças de oposição no Estado já no primeiro turno. PL estuda essa possibilidade. Foto: ALECE.

O Partido Liberal (PL) no Ceará ainda não definiu se terá candidatura própria ao governo do Estado, visando palanque para uma eventual candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição, ou se apoiará o nome do deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil.

Parlamentares da bancada da sigla na Assembleia Legislativa, ouvidos pelo Blog do Edison Silva, afirmaram aguardar uma definição da direção estadual, que se comprometeu estudar o caso para apresentar uma definição.

Segundo o deputado Delegado Cavalcante (PL), apesar desse impasse, o presidente da sigla, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, está comprometido com as pautas defendidas por Bolsonaro. Ele relatou que em conversa com o dirigente ficou firmado que Gonçalves seguirá as diretrizes do partido, apesar do histórico de parcerias com os irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT).

“Estamos aguardando para ver se o União Brasil lança candidato em nível nacional ou não, porque só a partir daí vamos decidir o que fazer. Pelas conversas que tenho tido com o presidente do PL, ele isolou os Ferreira Gomes. Está engajado ao novo projeto que é do presidente Bolsonaro”, destacou Cavalcante.

Sobre o nome do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos como candidato ao Governo do Estado pelo PL, Cavalcante destacou que isso depende de estudos sobre a conjuntura local, conectada com as definições em nível nacional. “Isso ainda está em diálogo para ver uma base forte para a candidatura do Bolsonaro no Ceará”.

Segundo Dra. Silvana (PL), há um compromisso de todo o PL do Ceará com a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o que ficou claro durante o embate interno sobre quem comandaria a legenda. “Quando teve a disputa sobre quem ficaria no partido, isso foi questionado a ele (Acilon), e ele disse que jamais ficaria em um partido para enganar a direção nacional. Disse que o PL está comprometido com a reeleição de Bolsonaro”, relembrou.

Disputa

Assim como Delegado Cavalcante e André Fernandes, Dra. Silvana faz parte da ala que defende uma aliança local em prol da candidatura de Capitão Wagner, do mesmo modo que o fizeram em 2020 na disputa eleitoral em Fortaleza. No entanto, a parlamentar disse que seguirá o comando do partido.

Torço para que seja o Capitão, porque aí a gente tem possibilidade de ganhar já no primeiro turno. O Acilon disse que estava estudando isso, ficou de fazer um estudo sobre a viabilidade ou não de uma candidatura majoritária no PL do Ceará”, afirmou Silvana.