Sargento Reginauro subiu à tribuna com uma camiseta que fazia alusão a uma frase dita pelo deputado Salmito Filho. Foto: Reprodução/Youtube.

Uma semana após prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Assembleia Legislativa que investiga associações de militares, o vereador Sargento Reginauro (UB) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza para, mais uma vez, criticar o andamento do colegiado. Segundo ele, o inquérito, que teve início em agosto do ano passado, tem interesse político-eleitoral contra o pretenso candidato ao Governo do Estado, deputado Capitão Wagner (UB).

“Em uma semana, dois policiais assassinados, um motorista de aplicativo executado e uma jovem desaparecida foi encontrada com a cabeça dilacerada. Para isso não tem CPI, mas tem CPI para investigar policiais militares”, disse ele. Em seu pronunciamento, o parlamentar atacou o relator do colegiado, deputado Elmano de Freitas (PT), e o presidente do grupo, o deputado Salmito Filho (PDT).

“Eu fui acusado, gravemente, pelo relator de ter feito saque de R$ 89 mil. Eu fui atrás das provas. Os documentos apresentados pelo relator, uma semana antes do meu depoimento, não estavam lá”, disse. O parlamentar subiu à tribuna do Plenário Fausto Arruda com uma camisa com os dizeres “é muito fácil pegar um mentiroso”, em alusão a uma fala de Salmito Filho.

“Até agora, os documentos não apareceram. E criaram uma nova narrativa, dizendo que os documentos só serão apresentados quando o relator quiser utilizar para fazer o relatório. Aquela CPI é feita da forma mais amadorística possível”, acusou.

Sobre o depoente que afirmou participação de Reginauro, Capitão Wagner e o deputado Soldado Noélio como responsáveis pelo comando da Associação dos Profissionais de Segurança, a APS, Reginauro afirmou que Elton Régis do Nascimento está afastado da Polícia há mais de 10 anos por conta de problemas psiquiátricos.

Secretaria de Educação

“Essa CPI não vai apresentar nenhuma prova, mas acumularão manchetes e mais manchetes encomendadas na imprensa. Espero que o deputado Elmano venha a público e explique os R$ 4 milhões desviados da Secretaria de Educação durante sua gestão como secretário. Espero que explique como conseguiu trabalhar 24 horas por dia, em três cargos comissionados ao mesmo tempo. É isso que precisa ser informado, deputado Elmano”, provocou.

O vereador Dudu Diógenes (PL) chamou o presidente da CPI de “arrogante” e “babão”, chegando a dizer que caso fosse ele, teria chamado o parlamentar para as vias de fato.

Adail Júnior (PDT), por outro lado, defendeu Salmito Filho, afirmando que o pedetista é “homem de palavra, de compromisso. Tenho obrigação de defender o Salmito”, disse.