Foto: Ueslei Marcelino/REUTERS/Direitos reservados.

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores – PT pretende, nesta segunda-feira (18), acionar o Tribunal Superior Eleitoral – TSE contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela motociata realizada na sexta-feira santa (15) em São Paulo. Segundo o partido, Bolsonaro praticou propaganda eleitoral antecipada, uma vez que o evento realizado teve caráter eleitoreiro.

Vale lembrar que o Partido dos Trabalhadores já havia apresentado representação semelhante à Corte. À época, o texto questionou uma suposta propaganda eleitoral extemporânea quando o presidente visitou a ExpoLondrina 2022 – Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e, sequencialmente, fez carreata e motociata pelo interior do Paraná.

O PT alegou que esses eventos caracterizam a atração e captação antecipada de votos, por colocar em evidência um candidato específico diante da população de uma cidade.

“A realização de carreata e motociata, com a participação do pré-candidato e por ele noticiada em sua rede social, configura, por si só, ato de propaganda antecipada eleitoral”, sustentam os advogados do partido político.

Evento

O presidente saiu pelas ruas de São Paulo na sexta-feira (15) e percorreu estradas do interior paulista. No evento, Bolsonaro afirmou a apoiadores que acordo firmado entre o TSE e o Whatsapp com o objetivo de evitar desinformação nas eleições deste ano é “inadmissível, inaceitável e não vai ser cumprido”.

Segundo informações disponibilizadas pelo governo, foram mobilizados quase dois mil policiais militares para acompanhar o trajeto. E, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a despesa com o reforço do policiamento devido a manifestação é de cerca de R$ 1 milhão.

Com informações do site Migalhas.