Alckmin e Lula (no centro) ao lado dos presidentes nacionais do PSB (Carlos Siqueira) e PT (Deputada Gleisi Hoffmann). Foto: Reprodução/YouTube.

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, nesta quarta-feira (13), aprovou a coligação nacional com o PSB visando às eleições presidenciais de outubro, além de chancelar o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (ex-PSDB), para compor, como candidato a vice-presidente, na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.

Outra novidade foi a formação de uma Federação Partidária com o PCdoB e o Partido Verde (PV).

Veja abaixo nota oficial do PT sobre o tema:

“A eleição presidencial deste ano colocará em disputa dois projetos muito claros: o da democracia e o do fascismo.

No polo democrático, é a candidatura de Lula que tem reais possibilidades de aglutinar a maioria do sociedade, em torno de um programa de enfrentamento e substituição das políticas neoliberais e privatistas, de reafirmação da soberania e das políticas de crescimento sustentável com justiça social, de resgate dos direitos e das conquistas da classe trabalhadora, de retomada dos direitos humanos, coletivos e individuais; enfim, um programa capaz de trazer paz e prosperidade para o povo brasileiro.

Nossa política de alianças e a tática eleitoral, que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho, apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país.

Além de consolidar a unidade do campo popular, o PT deve buscar ampliar o apoio a Lula em outros setores políticos e sociais do campo democrático.

A coligação nacional com o PSB, que apresentou formalmente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin para compor a chapa como candidato a Vice-Presidente de Lula, será importante passo na direção almejada. Confirmará nossa disposição de, no governo, implementar um programa de reconstrução e transformação do Brasil, ampliando nossa base social.

Neste sentido, o Diretório Nacional indica às delegadas e aos delegados que participarão do Encontro Nacional a aprovação desta aliança e desta composição de chapa”.