Desembargadora Nailde tem lutado contra a violência doméstica no Ceará. Foto: Thiago Gaspar/PMF.

Nesta quarta-feira (27) a Câmara Municipal de Fortaleza vai entregar a Medalha Boticário Ferreira à presidenta do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargadora Dra. Maria Nailde Pinheiro Nogueira, pelos relevantes serviços prestados à cidade.

A homenagem marcada para ocorrer às 19h, no Plenário Fausto Arruda, é uma iniciativa do vereador Antônio Henrique (PDT), presidente da Casa Legislativa, através do requerimento nº 879/22.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira nasceu no município Aurora-CE. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com especialização em Direito Processual Civil também pela UFC.

Antes de ingressar na Magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra. Assumiu a Magistratura Cearense em 1986, exercendo suas atividades jurisdicionais nas comarcas de Marco, Jucás, Icó e Fortaleza, além de ter sido juíza eleitoral em diversas zonas do interior.

Foi membro suplente e depois efetivo do TRE do Ceará na categoria Juiz de Direito, oportunidade em que foi designada para presidir os procedimentos de geração de mídias e integrar a comissão apuradora das eleições de 2006. A desembargadora é a terceira mulher a assumir a presidência do TJCE nos 146 anos de história.

Segundo o vereador Antônio Henrique, ”a desembargadora se dedica às iniciativas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a intensificação de ações preventivas em todo o estado. Na presidência do TJ, pretende executar o Programa de Desenvolvimento de Mulheres Líderes com o fim de fomentar a participação feminina na gestão judiciária”.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.