Deputados Salmito Filho e Elmano de Freitas com o prefeito Vitor Valim em bate-papo durante a sessão. Foto: Miguel Martins.

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (28/04), a Assembleia Legislativa do Ceará deu posse ao suplente Sílvio Nascimento (Patriota), que assume a cadeira do deputado Nizo Costa (PT), licenciado por 120 dias, para tratar de assuntos pessoais.

No entanto, a solenidade serviu para que parlamentares aliados do prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), fizessem defesa de sua gestão, demonstrando maior proximidade político-eleitoral entre o gestor e a base governista.

Um dos parlamentares que teceram diversos elogios a Valim foi Elmano de Freitas (PT), que disputou as eleições no município de Caucaia, em 2020, ficando na quarta colocação. O parlamentar destacou o empenho do gestor na requalificação da praia de Icaraí e destacou a política de transporte público gratuito, que segundo disse, deveria servir de exemplo para outras regiões do Estado.

“Eu quero parabenizar vossa excelência. Ter aqui o deputado Sílvio Nascimento engrandece Caucaia. A postura do prefeito Vitor é importante e pode contar conosco para aquilo que seja importante para Caucaia. Tem muita coisa para a gente conversar. Fiquei feliz da sua postura, da relação positiva com a governadora Izolda, que mantém essa continuidade”, disse.

Salmito Filho (PDT) tem se tornado um dos principais aliados do prefeito de Caucaia na Assembleia Legislativa, e aproveitou a ida do chefe do Executivo caucaiense à Casa para tecer elogios à sua gestão. Segundo ele, o Município vem promovendo mudanças estruturantes significativas, sobretudo graças à competência da atual Prefeitura que tem à frente Vitor Valim.

De acordo com Salmito, em um período de um ano e três meses, o município de Caucaia vem desenvolvendo um conjunto de transformações estruturantes de enorme relevância, citando a recuperação do litoral da região, com a construção de espigões ao longo de oito quilômetros da orla do município como uma das mais impactantes. O parlamentar também lembrou as instalações previstas de um polo industrial e de um polo de desenvolvimento tecnológico na cidade.

Suplente

Para Tin Gomes (PDT), por conta de projetos como a construção dos espigões, “a história de Caucaia vai ser contada a partir de antes e depois de Vitor Valim”. Outros parlamentares também se posicionaram favoráveis à gestão de Valim, dentre eles o deputado Fernando Santana (PT), a deputada Fernanda Pessoa (UB), Romeu Aldigueri (PDT) e Walter Cavalcante (PV).

A posse de Sílvio Nascimento, por sua vez, ficou em segundo plano. O suplente, que até então era secretário de Patrimônio e Transporte do Município de Caucaia obteve 17.506 votos em 2018, ficando na segunda suplência. Ele deve atuar na Casa Legislativa até o fim de agosto próximo.