Atualmente existem 4,9 mil serviços no site – 74% deles totalmente digitais. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

A assinatura digital pelo celular está disponível para população por meio da plataforma de relacionamento do Governo Federal. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo e terão validade legal.

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo do Governo e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco.

Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao site: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

A versão atualizada do aplicativo tem um link chamado ‘Assinar documentos digitalmente’, que direciona o usuário direto para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma.

Plataforma

O meio é um canal unificado de acesso a serviços do Governo Federal. Para ter acesso a esses serviços, que vão de consultas de certidões a benefícios, é preciso se cadastrar. O dispositivo oferece três tipos de cadastro: as modalidades bronze, prata e ouro.

O programa é utilizado, por exemplo, para serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como certificado de vacina, inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), consulta à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ações sobre aposentadoria no app Meu INSS.

Cada tipo de registro implica níveis de segurança diferentes, mas também demanda coletas de dados distintas.

Fonte: Agência Brasil.