Heitor permaneceu quase 30 anos filiado ao PDT. Saiu em 2015 e já passou pelo PSB, Solidariedade e, agora, está no União Brasil. Foto: ALECE.

Até o momento, no contexto político local, apenas três pré-candidaturas têm se firmado como prováveis à disputa eleitoral no Ceará. Uma encabeçada por um nome indicado pelo PDT, outra pelo deputado federal Capitão Wagner (UB) e outra da socialista Adelita Monteiro, do PSOL. Para o deputado Heitor Férrer (UB), porém, somente a postulação do União Brasil tem capacidade de fazer frente ao candidato da base governista.

Nos últimos meses, conforme mostrado pelo Blog do Edison Silva, o parlamentar de queixava da falta de partidos que pudessem lhe dar guarida a uma pretensa disputa à reeleição. Apesar de ter sido convidado por outras agremiações, o parlamentar destacou que todas essas legendas estariam, ao fim do processo de coligações, aliadas à candidatura da base aliada.

“O União Brasil é o único partido no Ceará que fará frente à oligarquia dos Ferreira Gomes. Fui convidado por outros partidos, e eu ficava na dúvida se aquele partido ficaria dentro ou fora do Governo. Tudo se perfila para que todos os que me chamaram ficariam no Governo. E meu perfil é de oposição à oligarquia”, afirmou.

De acordo com ele, em reunião com a direção estadual da sigla, falou-se na possibilidade de eleição de até cinco deputados estaduais durante as eleições deste ano pelo União Brasil. “Estou concorrendo para ficar entre esses cinco. O União Brasil é o único partido que me dá a garantia de que não vai para o Governo”, reforçou.

Polarização

Outro imbróglio enfrentado internamente por Heitor Férrer, no União Brasil, diz respeito à postura de seus correligionários, a maioria aliada às pautas do presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar tem defendido distanciamento da polarização entre o ex-presidente Lula e o atual. Nesse sentido, ele espera que o UB apresente um nome da chamada terceira via política para presidência da República.

“O União Brasil talvez dê a seus membros uma candidatura de terceira via. O (Luciano) Bivar tem dito todos os dias que o União Brasil estará na terceira via. Portanto, é o candidato do partido. Por isso, espero que surja um nome da terceira via no Brasil, para deixarmos a polarização para quem segue Lula e Bolsonaro”, defendeu.