A governadora Izolda Cela (PDT) abraçada pelo petista deputado estadual Elmano de Freitas. Foto: Reprodução/Instagram.

Como já vem sinalizando há alguns dias, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (26), que a preferência do Partido dos Trabalhadores é pelo nome da governadora Izolda Cela, do PDT, na disputa ao Governo do Estado em outubro próximo. A afirmação é feita um dia após a bancada petista ter se reunido com a chefe do Poder Executivo estadual e sinalizar apoio à pedetista.

Guimarães fez uma série de publicações em suas redes sociais, destacando a relação entre o PT e a governadora do Estado, que está entre os quatro nomes do PDT como pré-candidata ao Governo do Estado. Além dela, os outros na disputa interna são: o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

“Nossa relação com a Izolda é a melhor possível. Ela foi a grande parceira do Camilo durante oito anos. Dará continuidade a investimentos importantes e pode avançar ainda mais por conta do equilíbrio financeiro que o Ceará tem”, destacou.

Segundo ele, o PT não pode ir à uma aliança “com poder de ofício”, mas precisa se sentir representado. “Não é simples, é uma aliança de 16 anos que precisa se renovar para enfrentar a candidatura do Bolsonaro no Ceará. Não estamos impondo nada, mas nossa preferência é por Izolda Cela”, disse.

O petista lembrou que, recentemente, o PT aprovou com mais de 80% dos votos do diretório estadual a orientação de manter a aliança com o PDT no Ceará, bem como a indicação de Camilo Santana para disputar o Senado, o fortalecimento do palanque local para Lula e o aumento das bancadas estadual e federal.

Lula-Alckmin

“O ideal é aglutinar forças, mas vamos fazer campanha para Lula. Não há espaço para deputados que apoiam Bolsonaro. Uma primeira mulher eleita governadora do CE é uma demonstração importante no atual momento. Estou convencido que é o melhor caminho para a vitória”, defendeu.

Ainda de acordo com Guimarães, a chapa Lula-Alckmin será lançada dia 7 de maio e ainda nessa semana o PT deve consolidar suas alianças. “Já temos sete partidos e estamos em diálogo com MDB e PSD. Depois disso, é colocar a campanha na rua e construir a vitória. Vamos garantir uma base parlamentar para sustentar nossa força no Congresso”, externou.