Representantes do partido Solidariedade com o presidente do TSE, Edson Fachin (cabeceira da mesa). Foto: TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, se reuniu na quarta-feira (6), na sede da Corte, em Brasília, com representantes do partido Solidariedade que integram o Lidera +, curso de formação política exclusivo para mulheres no país. Eles debateram ações para o fortalecimento da participação feminina no cenário político brasileiro.

Na ocasião, o ministro destacou as atividades realizadas pela Corte que ampliam e qualificam a democracia brasileira por meio da integração de mulheres nos diversos espaços políticos do país. Ele ressaltou o que vem sendo realizado pelo Tribunal nesse sentido, como a criação do TSE Mulher, da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e da Ouvidoria da Mulher, além dos diverso projetos continuados da Justiça Eleitoral sobre o tema.

A presidente da Fundação 1º de Maio, Samanta Costa, responsável por coordenar o Lidera +, destacou ao ministro Fachin a importância das iniciativas do TSE para fortalecer a representação feminina na política e combater a violência de gênero.

Ela também ressaltou que as atividades desenvolvidas no âmbito do programa do partido Solidariedade têm como foco tratar da inclusão das mulheres na seara política, mas, sobretudo, capacitá-las e direcioná-las para compor o cenário político nacional.

Jovem na política

Presente na reunião, o presidente do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, informou a Fachin que a agremiação também está integrada ao convite do TSE para estimular os jovens a participar das eleições. O ministro fez questão de agradecer o apoio do partido, que, assim como representantes de outras legendas, soma esforços para inserir esse público no processo eleitoral e despertar o exercício da cidadania por meio do voto.

Lidera +

Em agosto de 2019, a Secretaria Nacional da Mulher do Solidariedade deu início ao primeiro curso de formação política exclusivo para mulheres no país. Segundo Samanta Costa, até o momento, cerca de 200 mil mulheres do Brasil inteiro, que se interessaram em ingressar na vida política ou se qualificar para novos cargos, participaram dessa capacitação.

Fonte: TSE.