Presidente da AL afirma que tem orientado seus pares para evitar embates de cunho eleitoral no Plenário 13 de Maio. Foto: Divulgação.

Não é raro que os ânimos se alterem em períodos eleitorais e parlamentares que tentam mais um mandato eletivo, subam à tribuna das casas legislativas para abordar temas de cunho eleitoreiro.

Neste ano não será diferente e o clima, ao longo dos próximos meses, tende a se acirrar, principalmente, diante da configuração para a disputa majoritária que vai se impondo.

De acordo com o que está sendo colocado pelos principais partidos políticos no Estado, a tendência é que no Ceará ao menos três candidaturas sejam confirmadas até o prazo final das convenções partidárias. O União Brasil já definiu que deve lançar o nome do deputado federal Capitão Wagner. No PDT, a disputa interna apresenta quatro possíveis nomes, enquanto que o PSOL defende a socialista Adelita Monteiro como pré-candidata.

Com um cenário possível de polarização na disputa local, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT), defende “equilíbrio e prudência” de seus pares para evitarem um maior acirramento na tribuna do Plenário 13 de Maio. Ao Blog do Edison Silva, ele afirmou que este trabalho de conscientização do parlamento cearense já está sendo colocado em prática.

“Estamos procedendo da mesma forma como fazemos em todos os anos de eleição: pedindo que todos mantenham o equilíbrio e prudência para deixar as discussões eleitorais para o momento próprio e local propício”, disse o parlamentar.

Nas últimas semanas, a discussão sobre a “CPI do Motim” tem acirrado os posicionamentos da base governista e bancada de oposição, uma vez que opositores apontam interesse político-eleitoral no colegiado. Segundo eles, o objetivo do inquérito é tentar macular  a imagem de Capitão Wagner, pré-candidato pelo União Brasil.

Na semana que passou, porém, esses embates foram reduzidos, visto que a Casa demonstrou unidade em defesa da tentativa de redução do reajuste na tarifa de energia, proposto pela empresa Enel. No entanto, passado esse momento, os ânimos devem voltar a se alterar e oposição e base aliada retomarão os discursos mais acalorados apontando falha de um e de outro lado.