Em 2021 326.229 jovens foram beneficiados com as políticas públicas implementadas pela PMF. Foto: Agência de Notícias do Paraná.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, desenvolve ações e projetos para promover proteção social e oferecer oportunidades às juventudes do município. O fomento ao protagonismo faz de programas como Bolsa Jovem, Juventude na Onda, Liderança Jovem, Cria Juventude, Voa Juventude e Academia Enem aliados no processo de apoio e formação das juventudes.

Em 2021, ao todo, 326.229 jovens foram beneficiados com as políticas públicas implementadas na Cidade.

Conforme levantamento da Pasta, entre as prefeituras do Brasil que têm um órgão específico para juventude, Fortaleza é a que possui maior orçamento.

Para 2022, em conformidade com a Lei Orçamentária Anual, deverão ser investidos R$ 48.632.902,00 em projetos e programas destinados à juventude, por meio do Fundo Municipal de Juventude de Fortaleza.

“Conseguimos lançar edições de programas que temos, como o Academia Enem, e também lançamos edições pioneiras, como o Liderança Jovem, nosso programa de intercâmbio social, e a Escola de Moda. Tivemos o JuvFest, um festival formativo voltado para criatividade e inovação, e inauguramos a Pracinha da Cultura no Ancuri, um equipamento novo com foco nas juventudes. Lançamos também edições da Escola Jovens Programadores e Escola Jovens Designers. Fortaleza tem um potencial gigantesco na área de tecnologia, a gente tem que aproveitar isso”, destacou o secretário da Juventude, Davi Gomes.

O gestor ressaltou a área de empregabilidade como foco nos investimentos para juventude. “A gente percebe que o que o jovem mais procura é oportunidade de trabalho, ativação econômica. Um dos nossos objetivos é investir na área de empregabilidade para as juventudes, com formação profissional, encaminhamentos de currículos e empreendedorismo. Vamos ampliar ainda mais nossas ações de formação para esse público”, completou.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.