A mesa de honra foi composta pelas seguintes personalidades: deputado estadual Soldado Noélio; secretário municipal de Cultura, Elpídio Nogueira; Karla Karenina Sales Fernandes, representando os homenageados dessa noite. Foto: Érika Fonseca

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última segunda-feira (18), sessão solene em Homenagem ao Dia Nacional do Humorista.

A solenidade foi proposta pelo vereador Sargento Reginauro (PROS), por intermédio do Requerimento 237/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

O Dia Nacional do Humorista é comemorado sempre no dia 12 de abril, em conformidade com a Lei Municipal 9.518 de 23 de outubro de 2009 e com a Lei Estadual 13.317 de 2 de julho de 2013.

A sessão foi presidida pelo vereador Sargento Reginauro, no ato representando o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o autor da proposta, destacou que os artistas vivem do humor que fazem. Ele recordou o momento emblemático que o humor teve no passado, quando esteve em alta, com shows lotados.

”Sou ator e diretor de teatro, essa é minha escola. Sou bombeiro militar há 27 anos e nunca achei que o teatro pudesse me levar a algo profissional. Eu participava de um grupo de teatro na minha religião. Um dia fui convidado para fazer uma figuração no filme Bezerra de Meneses e depois fiz um teste para o filme Cine Hollywood, para delegado, não passei e depois recebi o convite para ser o cabo Amâncio. Depois foram três anos para entrar em cartaz. Soube que passaria o trailer antes de um filme nacional e fui só para ver o trailer. As pessoas caíram na gargalhada e foi um estouro, com salas lotadas, um momento muito importante. De repente nossa cearensidade estava batendo recordes de bilheteria e desbancando filmes da Marvel”, frisou.

Ele destacou também a ascensão do stand up que vem ganhando espaços. ”Quando vamos em Recife vemos o frevo; Em Salvador o axé e em Fortaleza temos o humor. Temos um projeto esperando a tramitação nessa casa, que a gente batizou o projeto ‘ieeeiii’ (vaia cearense), para agente dar a Fortaleza a cara do humor. Que isso esteja na cidade, nos trands turísticos da cidade, que os hotéis e taxistas ofereçam isso, isso movimenta o emprego e renda, não só para o humorista, mas para uma cadeia produtiva. Temos que explorar esse potencial. Nenhum lugar do mundo vamos encontrar humoristas tão bons como aqui. Pra mim é uma alegria muito grande está aqui homenageando vocês”, pontuou.

Em seguida foram feitas as homenagens da noite. Receberam certificados em comemoração ao Dia do Humorista: Luciano Lopes (Luana do Crato); Luiz Neto; Paulo Sérgio Miranda de Barros (Bolachinha); Luiz Carlos Galleto e Karla Karenina Sales Fernandes (Meirinha).

O secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira disse que tudo que diz respeito a Cultura, ele quer estar presente. ”A partir de agora vamos fazer um desafio para nós, Fortaleza vai ficar conhecida como cidade do Forró e do Humor nas quartas-feiras. Vamos conversar com a associação dos hotéis para que divulguem com os turistas. Será sempre das 19 às 21 horas, teremos duas horas de diversão no Teatro São José. Já a partir desta quarta-feira. Quando chegamos à Secretaria pedimos que o prefeito aumentasse o orçamento em 100% e já no primeiro ano passou de R$ 55 milhões para R$ 64 milhões. Cultura a gente faz juntos! Fortaleza é rica em humor e vamos valorizar isso. Viva a Cultura!”, afirmou.

Já Luciano Lopes (Luana do Crato) destacou o pioneirismo da criação de personagem de humor no Ceará, e pediu uma salva de palmas ”ao grande mestre Paulo Diógenes e sua personagem Raimundinha. Humor é uma arte genuinamente cearense. Não vemos em nenhum lugar do mundo esse tipo de humor que fazemos. Fomos conquistando o publico e ganhando plateia. Merecemos essa homenagem, o respeito dos políticos e dos empresários, pois do público já conquistamos”, frisou. Falou ainda o deputado Sargento Noélio, que ressaltou a importância do trabalho, esforço e dedicação dos humoristas cearenses, ”vocês trabalham com uma ferramenta que todo ser humano procura que é a felicidade”, concluiu.

O Dia do Humorista é uma homenagem merecida aos ilustríssimos agentes do humor cearense, considerando a importância do humor para toda a sociedade e o fato do dia 12 de abril ser o dia do nascimento do grande humorista Chico Anysio, considerado um dos maiores humoristas do Brasil, por sua excepcional carreira.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza