Também será sorteado a lista tríplice para a escolha dos relatores. Foto: Reprodução/Agência Senado.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (27), às 11 horas, no plenário 11, para instaurar sete processos por quebra de decoro parlamentar e sortear a lista tríplice para a escolha dos relatores.

Confira os processos que serão instalados:

Representação 1/22, do Novo, em desfavor do deputado Wilson Santiago (Republicanos/PB). O partido acusa o deputado de quebra de decoro por ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República, em 2019, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Representação 2/22, do PT, e Representação 4/22 (apensada), do PDT, contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL/SP). As legendas acusam o parlamentar de quebra de decoro por vídeo postado em redes sociais contra o uso de máscaras de proteção durante a pandemia de Covid-19.

Representação 3/22, do PT, em desfavor da deputada Dra. Soraya Manato (PTB/ES). O partido acusa a deputada de quebra de decoro por posts feitos em redes sociais que supostamente atingiriam a honra de senador da legenda.

Representação 5/22, do Psol, e Representação 6/22 (apensada), do PT, contra a deputada Bia Kicis (PL/DF). As legendas acusam a parlamentar de quebra de decoro por publicação em rede social que supostamente insuflava a polícia militar da Bahia contra o governador do estado.

Representação 7/22, do PT, em desfavor da deputada Carla Zambelli (PL/SP). A legenda acusa a parlamentar de quebra de decoro por posts feitos em redes sociais que supostamente incitavam a população contra as medidas sanitárias para contenção da pandemia do novo coronavírus.

Representação 8/22, do PSB, PT, PDT, Psol e PCdoB, contra o Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os partidos acusam o parlamentar de quebra de decoro por publicação nas redes sociais que supostamente ofendia as mulheres integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Representação 9/22, do Psol e PT, em desfavor do deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA). As legendas acusam o parlamentar de quebra de decoro por posts em redes sociais que também ofenderiam deputadas da CCJ.

Fonte: Agência Câmara