Ciro revelou que ao menos 12 pretensos candidatos a governos estaduais definiram apoio à sua pré-candidatura. Foto: Divulgação.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou que a escolha de um nome da base aliada para a disputa ao Governo Estadual em outubro próximo precisa ouvir a população antes de ser definida.

Sobre sua pretensão à Presidência da República, o pedetista destacou que já existem 12 pretensas candidaturas a governos estaduais que declararam apoio à sua postulação ao Palácio do Planalto, com possibilidade de novas alianças nas unidades federativas.

Sobre sua participação na escolha do nome da base governista ao Governo do Ceará, que deve partir do PDT, seu partido, Ciro Gomes afirmou que seu papel é ajudar para que a disputa seja feita com humildade e visando preservar o projeto iniciado por Cid Gomes, seu irmão, ainda na disputa eleitoral de 2006.

“Meu papel é ajudar com minha experiência para que essa disputa seja feita com humildade de conversar com o povo, preservar o projeto, corrigir os erros e afirmar novos objetivos de futuro. Que a população seja ouvida e defina o que importa para o futuro”, defendeu.

O grupo ligado a Ciro Gomes tem feito pesquisas internas para saber qual o nome pedetista tem o maior interesse por parte da população. Além da agora governadora Izolda Cela, também estão na disputa interna o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e o deputado federal Mauro Filho.

Sobre sua pretensão eleitoral, o pedetista afirmou que tem buscado apoios partidários para a postulação, mas destacou que prefere não tratar deste tema publicamente. No entanto, ressaltou que ao menos 12 pretensos candidatos a governos estaduais definiram apoio à sua candidatura.

“Eu não costumo trazer essas coisas publicamente. O diálogo acontece no atacado e no varejo. Tem uma eleição presidencial que vai acontecer, mas também existem eleições nos estados. Eu já tenho 12 estados com candidaturas a governador alinhadas à minha proposta. E estou conversando com outros”, afirmou Ciro Gomes.

Ele afirmou, ainda, que neste momento as discussões para a disputa presidencial devem ser reduzidas e voltar, com mais força, no mês de maio, quando o debate sobre as federações partidárias será concluído. “Só em julho teremos a definição mais clara. Até lá vou trabalhar, levar a mensagem com humildade, apostar na inteligência do povo. Nada vai acontecer antes do devido tempo”, disse.

Alternativa

Ciro Gomes também se posicionou sobre as últimas movimentações em nível nacional sobre a disputa eleitoral à Presidência da República. De acordo com ele, Sérgio Moro e João Dória Jr são “viúvas do Bolsonaro”. O pedetista destacou ainda que o povo terá que escolher entre “uma bola de chumbo que amarra o Brasil ao passado”, em referência à polarização entre o atual presidente Bolsonaro e Lula ou apostar em uma nova alternativa.

“O povo brasileiro sabe que foi enganado pelo Bolsonaro e as coisas vão indo para o seu leito natural. A população vai ter que escolher entre uma bola de chumbo, que amarra o Brasil ao passado, que é essa disputa entre Lula e Bolsonaro, ou se avança para o futuro com um projeto novo”, exemplificou.