Adriana Nossa Cara está encabeçando o movimento para dar continuidade ao processo contra o vereador Ronivaldo Maia. Foto: CMFor.

A bancada do PSOL na Câmara Municipal de Fortaleza ainda não concluiu o recurso contra a decisão do Conselho de Ética que, por quatro votos a um, arquivou pedido de cassação do mandato do vereador Ronivaldo Maia do PT. O parlamentar é acusado de tentativa de feminicídio, após jogar o veículo em que dirigia contra uma mulher após discussão. O caso aconteceu final de novembro do ano passado.

De acordo com a vereadora Adriana Nossa Cara, do PSOL, a assessoria jurídica do partido ainda estava finalizando o documento para, em seguida, avaliar quantas assinaturas serão buscadas. De acordo com o Regimento Interno da Casa, o recurso deve ser apresentado em até duas sessões ordinárias. “Tudo está sendo feito com máxima prioridade”, disse a parlamentar.

Na terça-feira passada, o Conselho de Ética colocou em pauta o requerimento de autoria dos vereadores Adriana Nossa Cara e Gabriel Aguiar (PSOL), que solicitava apuração de infração ética disciplinar de Ronivaldo. O relator, Luciano Girão (PP), avaliou o pedido como inconstitucional, sendo o parecer aprovado com quatro votos favoráveis e um contrário.

Votaram favoráveis a Ronivaldo Maia os vereadores: Luciano Girão, Danilo Lopes (Avante), Professor Enilson (Cidadania) e Didi Mangueira (PDT). Somente Cláudia Gomes, do PSDB, não acompanhou o relator.
Como a Câmara Municipal de Fortaleza não realizou sessão ordinária na semana passada, o prazo para apresentação do recurso deve iniciar na plenária desta quarta-feira (20).

A vereadora Larissa Gaspar, do PT, já se posicionou contrária à decisão do Conselho de Ética, afirmando que a denúncia deveria ter sido recebida para que a apuração fosse realizada, ouvindo as partes e testemunhas. “O arquivamento não contempla a demanda das mulheres, desta forma assinarei o recurso contra a decisão de arquivamento da denúncia e espero que ela seja devidamente processada e julgada na Câmara”, disse.