Vereador Ronivaldo Maia solicitou uma semana de licença médica para tratar de diabetes. Foto: CMFor.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Fortaleza decidiu assinar o recurso feito pelo PSOL contra decisão do Conselho de Ética que arquivou pedido de cassação do mandato do petista Ronivaldo Maia.

De acordo com o presidente municipal da sigla, Guilherme Sampaio, a decisão atende à reivindicação do coletivo de mulheres da agremiação.

Ronivaldo Maia está suspenso do partido e passa por um processo administrativo disciplinar, que está em curso na Comissão de Ética do diretório estadual do PT. O parlamentar é acusado de tentativa de feminicídio, após jogar o veículo em que se encontrava, contra uma mulher. O caso aconteceu no fim de novembro de 2021, e desde dezembro do ano passado ele se encontrava licenciado da Câmara Municipal.

O parlamentar voltaria para suas funções no dia 2 de abril passado, mas entrou com licença por motivos de saúde. Outro pedido foi feito por ele nesta semana, por mais oito dias, e ele só deve retornar à Casa Legislativa nas próximas sessões ordinárias.

Como o Blog do Edison Silva vem mostrando, a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) entrou com recurso contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara.

Em nota, o presidente do PT de Fortaleza afirma que ele e a vereadora Larissa Gaspar subscreveram o recurso proposto pela bancada do PSOL, que requer a apreciação, pelo plenário da Casa, de representação relativa à infração ético-disciplinar por parte do vereador Ronivaldo Maia, cuja admissibilidade foi rejeitada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Suspensão

“Esta decisão atende a reivindicação do coletivo de mulheres do Partido dos Trabalhadores, e se coaduna com os princípios éticos que regem nosso estatuto partidário, que tem no combate à violência contra a mulher um de seus eixos fundamentais. Nesse sentido, em suas instâncias internas, o PT já deliberou pela suspensão da filiação do Vereador e pela instauração de processo administrativo disciplinar, que se encontra em curso na comissão de ética de nosso Diretório Estadual”, explica Guilherme na nota.

De acordo com ele, a medida não desconsidera a trajetória política de Ronivaldo Maia e respeita seu direito a ampla defesa. “Entendemos que a realidade cotidiana da violência contra a mulher exige das instituições e dos partidos posturas claras e incisivas no combate ao machismo, o que pressupõe a apuração rigorosa, transparente e justa de fatos graves como o ocorrido. Este compromisso constitui um princípio fundamental da ação política do PT”.