Sede da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Foto: Reprodução.

Após o presidente Jair Bolsonaro conceder benefício da graça constitucional ao deputado federal Daniel Silveira (PTB/RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos e nove meses de prisão por ataques à democracia, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) disse que Bolsonaro tenta dar um “golpe às instituições democráticas”.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), a ABI afirmou que o presidente declarou guerra contra o Supremo Tribunal Federal ao perdoar o deputado Daniel Silveira.

“A medida atropela o ordenamento jurídico do país e configura um ensaio de golpe que deve ser repudiado e combatido por todos os democratas”, disse a Associação.

Para a ABI, Bolsonaro estaria se inspirando no comportamento de Benito Mussolini, que, nos anos 20, abriu caminho para o regime fascista na Itália com o perdão a criminosos que assassinaram opositores: “A ABI denuncia esse atentado inaceitável à democracia e informa que está estudando as medidas jurídicas necessárias para fazer frente a esse brutal atropelo ao Estado de Direito”.

Nota na íntegra: 

O presidente Jair Bolsonaro declarou guerra  contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ao perdoar o deputado Daniel Silveira, condenado por fazer ameaças de violência física a integrantes da Suprema Corte. A medida configura um atentado, um autêntico golpe às instituições democráticas.

A medida atropela o ordenamento jurídico do País e configura um ensaio de golpe que deve ser repudiado e combatido por todos os democratas.

Com seu comportamento, Bolsonaro se inspira no comportamento de Benito Mussolini, que, nos anos 20, abriu caminho para o regime fascista na Itália com o perdão a criminosos que assassinaram opositores do regime.

A ABI denuncia esse atentado inaceitável à democracia e informa que está estudando as medidas jurídicas necessárias para fazer frente a esse brutal atropelo ao Estado de Direito.

Paulo Jeronimo, presidente da ABI”

Com informações do site ConJur e ABI.