Na Câmara Municipal de Fortaleza a bancada do PL saltou de dois para cinco representantes. Foto: Miguel Martins.

O partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL, saiu fortalecido no Ceará após conclusão do período da “janela partidária” ocorrido entre o mês de março e início de abril. A agremiação conseguiu atrair para seus quadros nomes de parlamentares bolsonaristas que estão alinhados com as pautas do chefe do Poder Executivo federal.

Na Câmara Municipal de Fortaleza foi aonde a agremiação conquistou mais espaços, mudando, inclusive, o posicionamento da maioria de seus membros. Anteriormente com bancada formada apenas pelas vereadoras governistas Tia Francisca e Ana do Aracapé, o PL filiou outros parlamentares em sua maioria composta por opositores da Prefeitura de Fortaleza.

Ingressaram no partido os vereadores: Priscila Costa (ex-PSC), Inspetor Alberto, que foi eleito pelo PROS e Carmelo Neto, egresso do Republicanos.

Além desses, o suplente de vereador Dudu Diógenes, que está no exercício do mandato Casa Legislativa, também se filiou ao PL. Todos eles têm interesse em disputar vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal no pleito deste ano.

As vereadoras titulares, eleitas pela sigla em 2020, Ana do Aracapé e Tia Francisca, afirmaram ao Blog do Edison Silva que não se sentem à vontade na sigla, agora que a maioria do partido está na oposição. Elas devem se manter na base aliada do prefeito Sarto (PDT).

Na Assembleia Legislativa, a banda do PL está totalmente formada por parlamentares alinhados com as pautas do presidente Jair Bolsonaro. Além de Dra. Silvana, eleita pela sigla em 2018, também ingressaram no partido André Fernandes (saído do Republicanos) e Delegado Cavalcante, ex-presidente estadual do PTB.

Oposição

Já na Câmara Federal, o partido está dividido entre aliados do Governo Federal e do Governo do Estado. Júnior Mano tem alinhamento tanto com a gestão do presidente Bolsonaro quanto da governadora Izolda Cela (PDT). O mesmo acontece com Genecias Noronha (ex-Solidariedade), que ingressou na legenda durante a “janela partidária”. Dr. Jaziel, por outro lado, é oposição no Ceará e faz parte da base política da Presidência da República.

Outros quadros do empresariado local, da área da segurança e da saúde também migraram para o partido nos últimos meses. Dentre esses estão: médica Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”; e Coronel Aginaldo, ex-comandante da Força Nacional de Segurança. Ele deixou a entidade para disputar uma vaga na Câmara Federal no pleito deste ano.

Bancada do PL nas casas legislativas após “janela partidária”:

Câmara Federal – Júnior Mano, Dr. Jaziel, Genecias Noronha.

Assembleia Legislativa – André Fernandes, Delegado Cavalcante, Dra. Silvana Oliveira.

Câmara Municipal de Fortaleza – Ana do Aracapé, Tia Francisca, Priscila Costa, Inspetor Alberto, Carmelo Neto, Dudu Diógenes*

*suplente de vereador.