Acilon Gonçalves (de óculos) ao lado de bolsonaristas recém filiados que serão candidatos nas eleições deste ano. Foto: Reprodução/Instagram.

Com o término da chamada “janela partidária”, a Câmara Municipal de Fortaleza teve sua composição partidária alterada. Uma das principais mudanças aconteceu no Partido Liberal (PL), que passou a ter a maioria de representantes alinhados com as pautas do presidente da República, Jair Bolsonaro.

As vereadoras eleitas pela sigla em 2020, porém, cogitam deixar a agremiação, visto que fazem parte da base do governo José Sarto (PDT).

Em 2020, o PL elegeu duas parlamentares para a Casa Legislativa, as vereadoras Ana do Aracapé e Tia Francisca. As duas, desde a disputa eleitoral, já faziam parte da coligação que apoiou a eleição do prefeito eleito José Sarto. Desde então, as duas permaneceram na base aliada do chefe do Executivo e demonstraram incômodo com a mudança recente ocorrida no partido.

Tia Francisca e Ana do Aracapé – com o ingresso dos bolsonaristas vereadores Priscila Costa, Inspetor Alberto e Carmelo Neto – passam a ter menos força durante, por exemplo, as votações de matérias de interesse do prefeito Sarto, já que os novos filiados fazem parte da bancada de oposição.

Elas não sabem como os novos membros vão se comportar quando ocorrer uma orientação de voto para determinada proposta do Executivo.

Ao Blog do Edison Silva, a vereadora Ana do Aracapé afirmou que avalia deixar o partido, mas antes deve dialogar com o presidente estadual da sigla, prefeito Acilon Gonçalves, que tem filiado à sigla vários aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira (08), Acilon participou de evento do partido com filiados bolsonaristas que devem disputar as eleições deste ano, dentre os quais Mayra Pinheiro, conhecida nacionalmente como “capitã cloroquina”.