Juntamente com o presidente do Iprede, e a secretária de Saúde Ana Estela, a Governadora Izolda Cela (PDT) participa do momento em que Camilo Santana recebe das mãos do Prefeito José Sarto a Medalha Iracema. Foto: Reprodução/ Twitter

Na noite da última quarta-feira, 13 de abril, data de aniversário da cidade de Fortaleza ocorreu a 5ª edição 2022 da Medalha Iracema no Teatro São José. A maior honraria do Poder Executivo Municipal foi entregue pelo prefeito José Sarto aos agraciados: o ex-governador Camilo Santana, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da saúde, representados pela titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite.

O amor declarado por Fortaleza e o acolhimento que recebeu do seu povo fizeram parte do discurso do prefeito Sarto, antes de homenagear as personalidades. ”Minha primeira palavra é para parabenizar Fortaleza pelos seus 296 anos. Sempre digo que o filho adotivo tem um caráter muito especial. O biológico é porque é filho. O adotivo é filho porque é amado. Quero agradecer a todos os fortalezenses que me acolheram como cidadão e me deram a honra de estar aqui hoje como prefeito”, agradeceu o Prefeito.

O gestor municipal enfatizou os méritos dos homenageados com a Medalha Iracema 2022, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas de atuação. ”Aprendi muito com o governador Camilo. Da convivência à capacidade de ouvir que vai à exaustão. Ele nos liderou em meio a uma pandemia e deu exemplo ao Brasil. Tanto que é hoje considerado um dos melhores governadores do Ceará e do Brasil”, destacou Sarto.

Ao receber a medalha das mãos do prefeito Sarto, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu a homenagem e disse que a honraria aumenta a responsabilidade que ele tem como servidor público. ”Toda homenagem aumenta nossa responsabilidade de trabalhar e retribuir. Sou um servidor público com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor, focado nas pessoas mais vulneráveis. Fortaleza avançou muito, mas ainda tem muito a avançar. Agradeço a homenagem e digo que onde eu estiver podem estar certos de que trabalharei para melhorar a vida dos fortalezenses e cearenses”, garantiu Camilo.

Através de suas redes sociais o ex-governador publicou registros da noite exaltando o 296º aniversário da Capital cearense.

Para o presidente do Iprede, Sulivan Mota, a honraria da Prefeitura de Fortaleza reflete os serviços de transformação social e o cuidado com as crianças realizados ao longo de mais de 30 anos de instituto. ”A satisfação de representar o Iprede é grande. Com esta comenda, nós sentimos o reconhecimento desse trabalho de 36 anos. Sentimos também algo mais profundo, que é o reconhecimento das pessoas mais simples, que estão abaixo da pobreza e são vistas pela Prefeitura e por esta comenda”, ressaltou.

O momento de homenagem aos profissionais da saúde incluiu uma surpresa da secretária Ana Estela, que, ao receber a medalha do prefeito Sarto, convidou ao palco representantes de diversas áreas que atuaram no combate à pandemia. ”A comenda se trata do reconhecimento do nosso valor para sociedade. Ao refletir sobre o significado e dimensão desta cerimônia, compreendi que não poderia e nem deveria receber a homenagem sozinha. Por isso, convidei profissionais que integram a rede de saúde de Fortaleza para estarem aqui ao meu lado”, explicou a secretária que, por fim, agradeceu a todos os profissionais que atuaram como heróis nos últimos dois anos de luta contra COVID-19.

A atual governadora do Ceará, Izolda Cela, também participou da solenidade e parabenizou os homenageados da edição. ”Esta comenda reconhece o papel e esforço daqueles que prestam relevantes serviços à população. Estes bons exemplos que vimos hoje mobilizam o melhor de nós, que é a esperança. Quando festejamos o aniversário de Fortaleza, também alimentamos a esperança e a força do trabalho e do compromisso para desejar sempre melhores dias para a capital”, pontuou.

Medalha Iracema

A Medalha Iracema foi criada pelo Decreto nº 14.187 de 29 de março de 2018 para agraciar personalidades que se destacam em sua área de atividade profissional, com relevantes serviços prestados à coletividade, nos setores da justiça social, educação, esporte, cultura; no campo econômico, científico, filantrópico e em outras áreas de reconhecida importância para a vida e o progresso de Fortaleza.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza