Sete das nove mulheres da bancada feminina na Câmara de Vereadores de Fortaleza. Foto: CMFor.

A participação das mulheres na política é um tema recorrente que a cada eleição ganha novos ares. Vários fatores poderiam explicar a baixa representatividade delas nos poderes constituídos, como o não interesse da grande maioria em se candidatar a cargos públicos e o pouco espaço que elas possuem na formação de chapas partidárias para as eleições, 30% do total de vagas, mesmo elas representando hoje 50% do total de filiados a partidos políticos no Brasil.

No entanto, nas últimas eleições municipais, em 2020, essa realidade mudou um pouco com o aumento do número de mulheres eleitas para prefeituras e câmaras municipais do país.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aumento do número de vereadoras eleitas foi de 19,2%. No total, 16,1% dos candidatos escolhidos pelo eleitorado foram mulheres. Já em 2016, o índice foi de 13,5 %.

A quantidade de candidaturas femininas para o mandato no Legislativo também foi bem maior em 2020. Houve um aumento relativo de 7,1% no número de mulheres que almejavam se tornar vereadoras em relação à última eleição. No processo eleitoral de 2016, elas representaram 32,5% do total e, em 2020, 34,8%.

Já na eleição para prefeitas, a quantidade de mulheres eleitas foi 4,4% maior do que a registrada no pleito anterior. Em 2016, 11,5% das cadeiras foram ocupadas por mulheres e neste ano, 12%. Naquele ano, apenas 17% dos municípios brasileiros não elegeram mulheres para as Câmaras Municipais. Em 2016, esse índice foi de 23,3%.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, a situação se repetiu com a eleição recorde de mulheres para o Parlamento (nove do total das 43 cadeiras são ocupadas por elas). Neste mês de março, dedicado às mulheres, as vereadoras de Fortaleza falam da importância da presença feminina na política, como elas podem inspirar que outras sigam com essa missão e deixam uma mensagem para que mais mulheres se disponham a contribuir com a criação de mais políticas que venham beneficiar o segmento e a sociedade como um todo.

Maioria do eleitorado

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL), disse que apesar do crescimento do número de vereadoras em Fortaleza, ainda considera um número ínfimo, pois elas são a maioria da população da Capital.

“Mas eu ainda tenho muita esperança que nos próximos anos, nos próximos pleitos tenhamos mais mulheres comprometidas com as causas populares e sobretudo mulheres negras, pois se formos analisar entre brancas e negras as negras ainda são bem inferiores aqui na casa”, ressaltou.

Para Adriana, quando as mulheres estão no Poder Legislativo ou Executivo a condução da cidade ocorre de forma mais igualitária e mais democrática. Disse que quer ser inspiração, através de um trabalho duro e comprometido com a luta das mulheres, com a população mais vulnerável e sobretudo com a população periférica. Em sua mensagem, Adriana diz que seu desejo é que as mulheres tenham mais apoio, mais segurança, proteção e possam cuidar dos seus filhos, sem ter a vida dos seus filhos interrompida nos territórios de periferia. Nossa mensagem é de vida e de esperança!”, pontuou.

A vereadora Ana Aracapé (PL) também entende que apesar do número recorde de cadeiras ocupadas por mulheres na Câmara de Fortaleza, esse número ainda é muito pequeno. “Mas louvo essas guerreiras que se dispõem a concorrer a cota de cadeiras. Hoje as mulheres estão deixando abrir esse espaço pois é muito importante que tenhamos mulheres no poder politico. Estando na Câmara nós servimos de inspiração, e podemos ser exemplo de empoderamento das mulheres”, disse.

No meu bairro uma criança me abordou e disse: ‘vereadora, eu também quero ser vereadora’. Isto é, ela está vendo o exemplo dentro do seu bairro, então isso é muito importante poder ser exemplo para outras. Eu costumo dizer; mulheres na política já. Quero aproveitar e deixar uma mensagem a todas as guerreiras de muita paz, muito amor e que continuem essa luta de cabeça erguida, mostrando sua capacidade”, frisou.

Pautas femininas

A vereadora Larissa Gaspar (PT) entende ser superimportante que, cada vez mais, as mulheres ocupem esses espaços de poder e decisão porque só dessa forma será possível colocar as pautas femininas na ordem do dia.

“Eu considero que ainda é muito pequeno o número de mulheres aqui e a gente sente essa dificuldade, por exemplo, na tramitação dos nossos projetos. Têm uma série de iniciativas das colegas parlamentares aqui que se relacionam aos direitos das mulheres e a gente sente uma certa dificuldade de essas matérias evoluírem, como por exemplo; a criação das Procuradoria da Mulher na Câmara; o Programa Lei Maria da Penha nas Escolas, a instalação de unidades de atendimento à mulher nos terminais de ônibus, entre outros. Por isso é tão necessário que nós mulheres estejamos nesses espaços”, enfatizou.

Em sua mensagem às mulheres, Larissa destacou três pontos principais que devem ser cultivados – a esperança, a força e a organização.

“Nossa luta por representatividade política é muito antiga, então para nós é muito importante termos o aumento de mulheres nesse parlamento para discutirmos pautas importantes para esse segmento, como o enfrentamento à violência, o acesso à saúde pública de qualidade e as especificidades femininas. Nós mulheres temos muitas especificidades e precisamos ter parlamentares que tenham capacidade de se colocar no lugar daquela mulher que está lá na ponta, daquela mulher que é dona de casa, que é mãe de família, que trabalha fora. Então o poder público e as casas legislativas precisam ter mais mulheres na política para que a politica pública seja feita,” detalhou.

A vereadora Tia Francisca (PL) argumentou que a importância da mulher na política é grandiosa, porque as mulheres passaram a ganhar seu local na sociedade o que é muito importante.

“A mulher passou a ser reconhecida como mulher pela sociedade e sem tirar os seus direitos. Porque é muito triste só ter uma placa de mulher e não ter os seus direitos garantidos. Para mim, é um orgulho ser mulher e ser também uma vereadora de Fortaleza. Então meu recado é que a mulher não fique preocupada por ser mulher, mas vá a luta porque aqui a mulher vence e quem tem coragem chega lá!”

A vereadora entende que pode inspirar mulheres pelo exemplo e que nada impede que elas cresçam, nada impede que elas almejem cargos públicos e nada impede elas que elas conciliem ser esposa, mãe, política, amiga e a representante popular. A sua mensagem para as mulheres é que elas se amem.

“Se amem e busquem a Deus, porque quando a gente busca a Deus a gente busca Fortaleza, a gente busca Amor. Nós mulheres precisamos acreditar em nós e deixando de acreditar naquilo que as pessoas falam, naquilo que as pessoas impõem, naquilo que as pessoas acham que você tem que ser. Então meu recado é que as mulheres vençam, que acreditem em si, e que sejam mais mulheres e que Deus abençoe todas vocês!”, comentou.

Ferramenta poderosa

A vereadora Priscila Costa (PSC) observou que a sociedade precisa que mais mulheres se interessem em estar na política e isso, segundo ela, tem acontecido na nossa cidade, com mulheres tendo naturalmente recebido o reconhecimento do eleitorado. “Então houve momento que haviam poucas mulheres na Câmara, porém as mulheres eram hipervotadas. Então a gente vê essa representatividade pelo número de cadeiras, outras vezes pelo número de votos, mas o importante é ver que há um avanço no sentido do despertamento do público feminino para o assunto político”, avaliou.

Priscila disse que tem utilizado a ferramenta tão poderosa que é a política para lutar pela causa da mulher comum. “Então, é esse tipo de mulher que quero inspirar; a mulher comum. A gente tem visto, muitas vezes ocupando o espaço político, mulheres de pensamentos revolucionários, mulheres de pensamentos ideológicos, mulheres extremamente subservientes à agenda partidária. Então eu venho aqui com o propósito de inspirar a mulher comum, a mulher que quer lutar pelo seu filho, pela liberdade de escolha sobre seu filho, a mulher que tem uma fé e quer ser respeitada por sua fé, a mulher que acredita em um país com ordem e progresso para deixar para a futura geração, a mulher que quer proteger a família, a mulher que quer proteger os valores da sociedade”, detalhou.

Já a vereadora Katia Rodrigues (Cidadania) argumentou que a presença de mulheres na política proporcionará um maior diálogo e um pensar mais abrangente sobre as questões relacionadas as pautas femininas. Pontua que com mais mulheres na Câmara com certeza as mulheres estarão sempre representadas e interpretadas de forma igualitária. Disse que inspira as mulheres todos os dias, mostrando que é possível chegar onde quer, onde pensa, aonde o coração deseja. No final ela deseja que toda mulher seja quem é e o que quer ser. “Que toda mulher lute por seus sonhos e que mova o mundo com sua força e da forma que pensa”.

Empoderamento

A vereadora Estrela Barros (Rede) relatou ser importante para o exercício da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, que as mulheres possam participar e contribuir para a elaboração das políticas públicas, e assim, construir uma cidade melhor, com mais representatividade para todos. Disse que quando se fala em inspirar outras mulheres, diz que procura incentivá-las a terem a consciência das próprias capacidades, fazer com que busquem, lutem e conquistem o seu espaço na sociedade. No final, frisou que deseja que todas as mulheres possam ser amadas, acolhidas e cuidadas, fortes para atingirem seus objetivos.

A vereadora Cláudia Gomes (DEM) também afirmou ser muito importante que tenhamos mais vozes femininas ativas politicamente, representando as mulheres e suas causas.

“Vivemos em um mundo mais igualitário que o de antes, mas ainda não o suficiente. Ser mulher na política não é fácil e todos os dias nós enfrentamos o desafio de sermos ouvidas e respeitadas de igual pra igual, mas é uma luta que tenho travado com determinação e esperança de que, daqui pra frente, mais e mais mulheres queiram participar desse espaço de decisão. Precisamos que as leis do nosso município e estado se parecem com a gente também!,” observou.

Assevera que não é fácil conciliar todas essas atribuições, porque as mulheres sempre querem dar o seu melhor em tudo, mas, com muita força e dedicação, tenta todos os dias inspirar mais mulheres a correrem atrás dos seus sonhos e lutar por mais espaço e reconhecimento. A vereadora diz desejar as mulheres, neste dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, o reconhecimento, mais espaço na política, mais mulheres sendo representadas em todos os espaços possíveis. “Somos uma parte importantíssima da nação,” concluiu.

Fonte: CMFor.