Pedro Matos acredita na possibilidade de flexibilização do decreto do Governo do Estado. Foto: CMFor.

O vereador Pedro Matos (PROS) defendeu, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (10), a realização de uma audiência pública para discutir a necessidade do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras contra o coronavírus na Capital cearense.

O parlamentar também encaminhou ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ce), solicitação para que o tema seja debatido na próxima reunião do colegiado.

“É um assunto que pode parecer um pouco polêmico, mas há de ser discutido nesta Casa. É preciso discutir a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras, para que elas sejam colocadas de forma facultativa. Os índices epidemiológicos do coronavírus e de gripes caíram como nunca se viu antes. Chegou o momento de perceber que a pandemia está passando e devemos voltar à normalidade”, defendeu.

O parlamentar lembrou que as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Natal já deram um passo nesse sentido, sendo que a não obrigatoriedade do uso de máscaras, em alguns lugares, já está valendo para ambientes abertos e fechados.

“Vamos fazer um esforço para que o Comitê de Saúde coloque isso em pauta e a gente possa, de fato, com a vacinação em massa, retirar a obrigatoriedade do decreto da utilização das máscaras. A Câmara pode ser protagonista desse debate, até porque outras capitais já se direcionam nesse sentido”, disse.