Ministros Fachin e Sérgio Banhos reunidos com as deputadas federais Luísa Canziani (PSD-PR) e Margarete Coelho (PP-PI). Foto: TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, se reuniu na terça-feira (29) com as deputadas federais Luísa Canziani (PSD-PR) e Margarete Coelho (PP-PI). Na ocasião, eles debateram formas de atuação conjunta entre a Justiça Eleitoral (JE) e o Parlamento para ampliar a participação do jovem na política. Também participou da reunião o ministro Sérgio Banhos.

As parlamentares apontaram que a Câmara dos Deputados pretende aumentar o debate sobre o jovem na política, bem como aprimorar iniciativas que possam estimular ainda mais esse público a participar do processo eleitoral e das atividades que fomentam o debate político.

A deputada Luísa Canziani destacou que uma parceria institucional seria um importante meio para ampliar ações sobre o tema.

O presidente do TSE explicou que iniciativas já realizadas pela JE – como o programa Eleitor do Futuro – ajudam a despertar o interesse da juventude de participar mais ativamente da política, além de incentivarem o alistamento eleitoral desse público.

Fachin ainda ressaltou que uma parceria com o parlamento sobre o tema é muito bem-vinda e vai ao encontro de outros projetos, como o Programa de Enfrentamento à Desinformação.

”Quem não vota abdica do direito de decidir o futuro do país. Por isso é de suma importância a soma de esforços para ampliar a participação do jovem na democracia”, destacou Fachin.

O ministro informou que se reunirá, no dia 5 de abril, com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), para tratar dos desafios da desinformação no processo eleitoral de 2022. Fachin também adiantou que pretende debater com o parlamentar formas de atuação conjunta sobre o tema do jovem eleitor.

Fonte: TSE.