Eventos ocorrerão em março e abril por meio do Google Meet. Arte: TRE-CE.

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC), promoverá formações para alunas e alunos de escolas públicas estaduais. O projeto terá início na manhã da próxima quarta-feira, 9 de março.

No total, serão oito formações virtuais, as quais ocorrerão nos meses de março e abril, por meio do Google Meet da SEDUC. As palestras contarão com a participação de servidoras e servidores da Sede do TRE e dos cartórios eleitorais da capital e do interior, que integram o banco de formadores(as) da EJE.

A ação faz parte do Programa Eleitor do Futuro, que busca promover a educação política dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.

Neste ano, o projeto traz como enfoques a promoção do alistamento de jovens e o combate à desinformação. Nesse sentido, a coordenadora da Escola Judiciária, Roberta Laena, destaca: “O objetivo dessa ação é estimular o alistamento eleitoral e o engajamento da juventude nas práticas cidadãs, enfatizando o papel de cada voto na mudança dos rumos do País. Também vamos mostrar a nocividade da desinformação e meios de lidar com notícias falsas, especialmente as que atacam a integridade da Justiça Eleitoral”.

Nos encontros, as formadoras e os formadores também trarão conceitos de democracia, cidadania, inclusão e participação feminina, bem como apresentarão a ferramenta Título Net para solicitação do título eleitoral, de forma remota no site do TRE. As(os) jovens assistirão, ainda, a um vídeo do ouvidor regional eleitoral, juiz David Sombra, sobre a função da Ouvidoria como canal de comunicação entre a cidadã(o) e o Tribunal.

Fonte: TRE-CE.