Arte: Secom/STF.

O Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrados do Brasil apresentam dia 16 de março, às 11h, a campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”. A iniciativa pretende aproximar a Justiça do cidadão e explicar melhor o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro, combatendo também a desinformação.

Não é a primeira vez que o STF firmou parceria com os Estúdios Maurício de Sousa em campanhas sobre o Poder Judiciário. A primeira ocorreu em 2008, durante a assinatura de um convênio com o Senado Federal sobre acessibilidade. O menino Luca, cadeirante que tem dificuldades de circular por espaços públicos, foi um dos principais personagens daquela edição.

Em 2018, um novo projeto foi realizado, com a criação da história em quadrinhos “A Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal”.

A campanha atual reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O conteúdo foi produzido pelos Estúdios Maurício de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.

O conteúdo será distribuído às secretarias municipais de ensino de todo o país e enviado a todas as emissoras de televisão.

A cerimônia de apresentação da campanha será realizada de modo presencial restrito para manter o distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19. Estarão presentes o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux; demais ministros da Corte e os presidentes da Ajufe, Eduardo André Brandão; da AMB, Renata Gil; e da Anamatra, Luiz Antonio Colussi. O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, participará com mensagem em vídeo, de forma remota.

O evento será transmitido ao vivo na TV Justiça, na Rádio Justiça e no canal do STF no Youtube, ocasião em que todas as peças serão apresentadas à sociedade.

Fonte: site do STF.