O Município celebra aniversário de 35 anos de emancipação. Arte: Reprodução/ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta quinta-feira (17/03), a primeira edição da Assembleia Itinerante 2022, que acontece no município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O dia marca ainda a celebração de aniversário de 35 anos da cidade.

A sessão plenária será realizada no Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra (Cearc), a partir das 9 horas, com a presença dos deputados, deputadas, prefeitos, vereadores, suplentes e autoridades da região. Será observado todo o processo legislativo, com pronunciamentos e votação de projetos, respeitando as medidas de segurança sanitária.

A Assembleia Itinerante é um recurso previsto no Regimento Interno da Casa, no intuito de levar os trabalhos legislativos para o interior do Estado e descentralizar as decisões que acontecem na sede do Poder Legislativo na Capital. Em 2021, foram realizadas quatro edições do evento, em Itapipoca, Icó, São Benedito e Novo Oriente.

“É sempre uma enorme alegria podermos levar as atividades da Assembleia Legislativa para ter contato e ouvir o povo de perto, descentralizando as ações do nosso cotidiano no prédio-sede. Tenho uma satisfação, em especial, de estarmos realizando esta sessão em Guaiúba, cidade querida que completa aniversário neste dia 17 de março. Será um momento de reforçar o compromisso do Parlamento com a aprovação de projetos que atendam as principais necessidades da população”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT).

A organização da Assembleia Itinerante é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que tem à frente o deputado Tin Gomes (PDT).

Visita

Antes da sessão itinerante, os parlamentares participarão de uma visita ao Polo Industrial Químico de Guaiúba, onde será inaugurada a primeira empresa do complexo, a InstraPlast. A fábrica produz embalagens para bolos e pães. Outras três empresas estão em processo de instalação. Inaugurado em 2018 pelo Governo do Ceará, o Polo deve abrigar 21 empreendimentos e deve gerar cerca de dois mil empregos diretos na Região Metropolitana.

Com informações da ALECE.