Presidente do PSB, Denis Bezerra, afirmou que partido tem como objetivo manter quadros na Assembleia e Câmara Federal. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), seu congresso estadual no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará com vista a se preparar para as eleições deste ano. A agremiação, que passará a ser um diretório e não mais comissão provisória, corre contra o tempo para filiar quadros com potencial eleitoral em meio a saída de seus dois únicos representantes no Parlamento estadual.

O deputado Nizo Costa deve deixar, oficialmente, os quadros do PSB e ingressar no PT na segunda-feira (28). Já Audic Mota vem conversando com lideranças do Progressistas (PP) e deve se filiar à agremiação, que busca protagonismo no cenário eleitoral deste ano. Os dois não compareceram ao evento realizado do PSB nesta sexta.

Único representante do partido na Câmara Federal, o deputado Denis Bezerra, presidente estadual, afirmou ao Blog do Edison Silva que as pretensões da legenda é manter um nome no Congresso Nacional ou eleger dois parlamentares.

Para a Assembleia Legislativa, o objetivo é eleger a mesma quantidade de membros que o grêmio tinha até então.

Durante o congresso, o partido conseguiu filiar três prefeitos: Robério Rufino, do Ipu, egresso do PCdoB; Ronilson Oliveira, de Croatá; e Júnior do Titico de Ipueiras, os dois últimos até então filiados ao MDB. Questionado sobre outras possíveis filiações, Bezerra preferiu não comentar, uma vez que o diálogo ainda está acontecendo e ele acredita que as sinalizações só devem ser concretizadas na data-limite pera o fim da chamada janela partidária.

“Eu já fui comunicado pelo Nizo que ele está indo para o PT. E mesmo que a gente perca o Audic, até o fim da janela partidária teremos outros quadros que estarão aptos a manter a representatividade na Assembleia”, disse o dirigente, afirmando que poderá manter um deputado na Casa.

Continuidade

Questionado sobre a presença do pré-candidato ao governo do Estado, pedetista Roberto Cláudio, no evento, Denis Bezerra destacou seu interesse de ter o ex-prefeito de Fortaleza escolhido como o nome a disputar o Governo do Ceará. “Na minha opinião, acho o ex-prefeito o melhor nome, porque tem experiência na Prefeitura de Fortaleza reconhecida internacionalmente. Sem nenhuma restrição aos outros nomes, mas acredito que ele é o melhor para representar essa continuidade de desenvolvimento”, disse.

Participaram do congresso estadual do PSB: o deputado Denis Bezerra, o vereador de Fortaleza Léo Couto; o ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado federal Alessandro Molon (RJ), o deputado federal Marcelo Freixo (RJ), o presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique; o vereador Eudes Bringel; o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), o ex-secretário de Fortaleza, Cláudio Pinho (PDT), o senador Cid Gomes (PDT), o deputado estadual Acrísio Sena (PT), dentre outros.