Leonardo Pinheiro (na tribuna) e Fernando Hugo defenderam a candidatura de Zezinho ao Governo do Estado pelo PP. Foto: Miguel Martins.

Apesar de ser membro do PDT, o deputado Zezinho Albuquerque não foi incluído pelas lideranças pedetistas na relação dos pré-candidatos ao Governo do Estado. O próprio parlamentar se colocou publicamente como pretenso postulante à sucessão de Camilo Santana (PT) ao retornar à Assembleia Legislativa, e na manhã desta quinta-feira (03), durante sessão ordinária na Casa, recebeu o apoio de membros do partido Progressistas.

Zezinho é pai do presidente estadual do Progressistas no Ceará, deputado federal AJ Albuquerque, e tem considerável influência na legenda. Ele, assim como integrantes da sigla, sinalizam possibilidade de seu ingresso na agremiação nos próximos dias aproveitando a chamada “janela partidária”. Na manhã desta quinta (03), Leonardo Pinheiro defendeu o nome do deputado Zezinho Albuquerque  como pré-candidato ao Governo do Estado.

“É um homem sério, respeitado que seguramente vai continuar com esse grande projeto para o Ceará. O partido Progressistas pretende receber Zezinho Albuquerque de braços abertos e com orgulho”, declarou o parlamentar na tribuna.

Fernando Hugo, também do PP, destacou a trajetória política do colega, que foi presidente do Poder Legislativo durante três mandatos e foi secretário de Cidades do Governo até dezembro do ano passado. “Venha, Zezinho, e serás recebido com o mandato festivo dos progressistas cearenses”, defendeu.

O Blog do Edison Silva questionou ao deputado Leonardo Pinheiro sobre essa frente de apoio ao nome de Zezinho, sem um diálogo com a base governista, que já trabalha com um nome oriundo do PDT. A sigla pedetista, a maior em atividade no Estado, apresentou como pretensos postulantes: a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e o deputado federal Mauro Filho.

Em resposta, Pinheiro afirmou que é preciso dialogar com a base e que a legenda está à disposição para isso. “Com certeza haverá pesquisa de opinião pública e as pessoas vão dizer quem considera o melhor nome. O Zezinho coloca seu nome à disposição, mas a candidatura dependerá do diálogo e entendimento da base do Governo. Nos colocamos para somar, não para gerar divergência”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, os nomes colocados pelo PDT têm condições políticas fortes e favoráveis dentro da base aliada, “com condições de serem candidatos e dar continuidade ao projeto”. No entanto, segundo alegou, Zezinho Albuquerque tem possibilidade e ingresso na sigla Progressistas “e temos plena convicção de que o Zezinho pode dar continuidade a esse projeto”.

Possibilidades

Ainda de acordo com o deputado, o objetivo do PP é, na pior das hipóteses, manter os cinco assentos que a sigla tem atualmente na Casa Legislativa. Já há algum tempo o partido vem dialogando com os deputados Audic Mota (PSB) e Manoel Duca (PDT), mas não fechou questão com eles até o momento. Bruno Pedrosa (PP) e Lucílvio Girão (PP), por sua vez, podem deixar os quadros da legenda.

Segundo ele, há perspectiva de ingresso do ex-prefeito de Campos Sales, o radialista Moésio Loiola, no partido, bem como do ex-prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire. “Obviamente, nada está totalmente definido, mas essas possibilidades estão colocadas. Outros falam que querem vir, mas a gente tem que aguardar esse período da janela. É muito provável que o Zezinho venha somar”.

Veja os argumentos do deputado/médico Leonardo Pinheiro: