Reunião no TSE. Foto: Secom/TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e o vice-presidente, ministro Alexandre de Moraes, receberam, em reuniões individuais realizadas nesta quarta-feira (16), os dirigentes do Avante, do Partido Liberal (PL), do Podemos e do União Brasil. Foram debatidas, entre outros temas, as medidas de combate à disseminação de notícias falsas durante as Eleições 2022 e o alistamento de jovens eleitores.

Ao estabelecer diálogo com os partidos, a Justiça Eleitoral tem como objetivo construir parcerias e desenvolver ações em defesa da segurança e da lisura do processo eleitoral.

Justiça Eleitoral

Fachin aproveitou o encontro para solicitar a todas as legendas que se juntem ao TSE em três grandes campanhas: a primeira, para incentivar o alistamento eleitoral dos jovens brasileiros – mais de 10 milhões que ainda não tiraram o primeiro título; a segunda, que os partidos participem dos eventos do calendário eleitoral e das auditorias das urnas, no período de 11 a 13 de maio, quando será realizado o Teste de Confirmação. A terceira diz respeito ao enfrentamento da desinformação. Ele pediu que cada um dos representantes assinassem um Termo de Cooperação com o Tribunal nesse sentido.

Fachin enfatizou a importância de um diálogo construtivo com os partidos para as eleições do presente e do futuro.

Avante

O presidente do Avante, Luis Tibé, disse que as falsas informações, como a que ocorreu em relação ao voto impresso, gera uma série de problemas aos partidos e aos eleitores. “Essa narrativa não tem lógica, e os partidos têm de fazer esse trabalho de enfrentamento juntamente ao TSE”.  Ele ainda demonstrou preocupação em promover o alistamento de pessoas de 16 a 18 anos e complementou: “Estamos à disposição do TSE nessa missão”.

PL

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, falou que as eleições deste ano devem ser uma das mais difíceis da história. “Enfrentaremos muitas dificuldades em relação às eleições, especialmente no que diz respeito ao radicalismo e à desinformação, mas trabalharemos juntos para reverter esse quadro. Conte com a nossa colaboração”, afirmou, ao informar também que o PL vai divulgar campanha nos estados para convidar os jovens a fazerem o título eleitoral.

União Brasil

Luciano Bivar, presidente da União Brasil, destacou a importância do alistamento de jovens neste momento. “Não podemos admitir que eles não tenham voz”, frisou.

Sobre o problema da desinformação, ele opinou que o ideal seria que todas as redes sociais que operam no Brasil tivessem sede administrativa, também neste país. “Assim, poderão ter responsabilidade criminal sobre o que fazem ou o que não fiscalizam”, explicou.

Podemos

A reunião com a presidente do Podemos, Renata Abreu, encerrou a manhã de encontros com as agremiações. Na conversa, ela mencionou preocupação com a aplicação correta da cota de 30% do Fundo Partidário para candidaturas femininas.

Segundo a dirigente, outra questão importante envolve a discussão sobre o voto eletrônico e o voto impresso. “A urna eletrônica não é falha. Falho é o ser humano mal-intencionado, e a biometria acaba com esse problema”, afirmou.

Além dos encontros desta quarta-feira, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes já se reuniram com representantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), do Solidariedade, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do Republicanos e do Partido Social Democrático (PSD).

Durante todo o mês de março, presidentes de outras siglas devem se reunir com os ministros no TSE, ainda sem data divulgada.

Fonte: site do TSE.