Renata Abreu comanda o Podemos nacional e está no seu segundo mandato na Câmara Federal pelo estado de São Paulo. Foto: Agência Câmara.

A presidente nacional do partido Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), foi questionada sobre os áudios proferidos pelo deputado estadual, também paulista, Arthur do Val, e divulgados no domingo (06) à noite nos programas nacionais televisivos. Em suas redes sociais, a parlamentar postou um trecho da entrevista concedida ao programa Domingo Espetacular da TV Record, destacando que ”as falas do deputado são gravíssimas e inaceitáveis”.

Renata Abreu afirmou que Arthur do Val já retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo e que o partido vai abrir processo disciplinar interno, segundo ela, ”garantindo o contraditório e ampla defesa”, que no final será julgado pelo Conselho de Ética da sigla.

A publicação desta segunda-feira (7) da deputada disserta: ”O @podemos19 abriu processo disciplinar para apurar as declarações do deputado estadual Arhtur do Val sobre as mulheres ucranianas”. Na última sexta-feira (4), dia que o áudios foram a conhecimento público, a presidente descreveu que o partido ”repudia com veemência as declarações”.