Sarto comunicou sua preferência durante lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses no Paço. Foto: Divulgação.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), defendeu, na manha desta quinta-feira (03), durante coletiva de imprensa, o nome do ex-prefeito da cidade, Roberto Cláudio (PDT), à sucessão do Governo Camilo Santana. O chefe do Executivo da Capital cearense destacou a importância da maturidade política de Roberto e as qualidades de gestor demonstradas nos exercícios de seus dois mandatos como prefeito de Fortaleza.

Segundo ele, o PDT tem quadros qualificados que já foram colocados pelas lideranças do partido. No entanto, levando em consideração o contexto atual, ele acredita que Roberto Cláudio é o mais preparado para a disputa no pleito deste ano. “Pelo contexto atual, que deve combater o ódio, o nome que traduz, a meu juízo, que tem juventude, que conhece o Ceará, é o prefeito Roberto Cláudio. Os outros fazem um papel excelente para qualquer partido”.

“Eu considero o Roberto Cláudio o maior prefeito da história da cidade. Fui vereador e acompanhei, desde a redemocratização, toda a trajetória política de Fortaleza, e o Roberto, além de ter sido o maior prefeito da cidade, tem qualificação, juventude, experiência. Foram oito anos como prefeito e, como presidente da Assembleia Legislativa, tem conhecimento do Ceará como poucos”, disse Sarto.

Ainda de acordo com ele, quem deve fazer a escolha é a dinâmica partidária, com os partidos que vão convergir com o PDT neste processo. “Certamente que vai ser submetido aos companheiros, porque construímos um Governo de coalização partidária. Temos um governador do PT, eu tenho um secretário do PT. Temos secretários que fazem parte de outros partidos que precisam ser ouvidos”, defendeu.

Questionado sobre divergências dentro da sigla petista quanto ao nome de Roberto Cláudio, o prefeito afirmou que os tempos políticos modernos têm apontado para que haja maturidade política entre os envolvidos. “Os radicalismos nos levaram ao que estamos hoje no mundo e aqui no Brasil. A serenidade, o patriotismo, o sentimento de serviço devem ser maior do que qualquer antagonismo que possa ter”, disse.

Ainda, segundo ele, existe mais convergência do que divergência entre petistas e pedetistas no Ceará.

“O Roberto tem capacidade extraordinária para construir o diálogo. A maturidade deve pesar quando a gente for pensar em vetar alguém. Porque o radicalismo que tem se estabelecido no mundo, o radicalismo que acontece no Brasil, passou a ser uma coisa surreal, meio que religiosa”, destacou. Sarto ainda avaliou ser importante a participação de vereadores na construção de uma candidatura forte para a disputa, visto o conhecimento e proximidade que esses parlamentares têm com a comunidade.

Trecho da fala do prefeito José Sarto Nogueira durante coletiva de imprensa no Paço Municipal: