Sob orientação do deputado Zezinho, o Progressistas filiou Moésio Loiola e João Jaime. Foto: Reprodução/Instagram.

Apesar de ter se lançado como pré-candidato ao Governo do Estado, o deputado estadual Zezinho Albuquerque, que está deixando o PDT para ingressar no Progressistas – PP, mantém uma boa relação com as principais lideranças da base governista. O parlamentar trabalha para fortalecer o PP no Ceará, e dessa forma se impor como um dos protagonistas da política local.

Zezinho é um dos aliados de primeira hora do senador Cid Gomes (PDT), e deixou isso claro durante pronunciamento de lançamento de sua pré-candidatura, enfatizando que esteve ao lado do líder pedetista desde o início de seu mandato como deputado estadual, ainda na década de 1990. Presidente da Assembleia Legislativa por três mandatos consecutivos, ele esteve até dezembro passado como secretário de Cidades do Governo Camilo Santana (PT).

Nesta semana, o parlamentar conseguiu filiar ao PP o deputado João Jaime, que deixou os quadros do Democratas após a sigla deixar de existir com a fusão com o PSL e nascer o União Brasil. Além de Jaime, Zezinho também articulou o ingresso do ex-deputado e ex-prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, cujo nome está em todas as relações de prováveis eleitos no pleito deste ano. Ao Blog do Edison Silva, Zezinho afirmou que outros nomes, inclusive parlamentares, podem também ingressar no Progressistas até esta sexta-feira (01/4) quando se fecha a janela partidária.

O PP tem dialogado com os deputados Audic Mota (PSB) e Walter Cavalcante (MDB), mas até a conclusão desta matéria, os dois ainda não tinham decidido que rumo partidário tomar. O suplente de deputado Oriel Nunes Filho (PDT) foi outro que cogitou ingresso na sigla, mas também não se decidiu ainda.

O PP perdeu, nos últimos dias, dois de seus quadros na Casa: Fernando Hugo e Lucílvio Girão, que foram para o PSD.

Pré-candidatura

Na configuração atual, o PP possui quatro deputados estaduais (Bruno Pedrosa, Leonardo Pinheiro, Zezinho Albuquerque, João Jaime) e um deputado federal, AJ Albuquerque, presidente estadual da sigla e filho de Zezinho. Segundo informou, sua pré-candidatura ao Governo do Estado está mantida e os nomes dos novos filiados à legenda devem ser apresentados na próxima semana.

“Na próxima semana a gente realiza um ato de apresentação, porque até lá todo mundo já estará filiado. Continuo pré-candidato ao Governo do Estado e vou para a luta. Ainda tem tempo, a gente vai devagarinho. O importante é que não existe nenhum atrito entre mim e o senador Cid Gomes, o que existe é amizade e respeito mútuo um pelo outro”, destacou o parlamentar.