O suplente Pedro Matos (de paletó) ao lado do presidente da Câmara, Antônio Henrique, e Bruno Mesquita (blusa azul), titular da vaga. Foto: Divulgação.

Pedro Matos (PROS)  assumiu a vaga de vereador na tarde desta terça-feira (01/3), no lugar deixado pelo titular Bruno Mesquita (PROS). Ele é o oitavo suplente em atividade na Casa Legislativa atualmente.

Um dos objetivos da maioria dos partidos em dar espaço para seus membros/suplentes é o pleito eleitoral deste ano.

Pedro Matos, por exemplo, está em negociação com o Partido Liberal (PL) para se filiar à legenda e disputar uma das 22 vagas de deputado federal da bancada cearense na Câmara Federal. O pai do parlamentar, como adiantou o Blog do Edison Silva, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, é aposta das lideranças do PL como nome à sucessão de Camilo Santana (PT).

Outros sete vereadores da Câmara Municipal estão licenciados de suas atividades e cederam espaço para que os suplentes assumissem a vaga por até 120 dias. São eles: Elpídio Nogueira (PDT), Raimundo Filho (PDT) e Michel Lins (Cidadania) assumiram pastas na gestão do prefeito Sarto e no lugar deles na Casa tomaram posse, respectivamente, Carlos Mesquita (PDT), Didi Mangueira (PDT) e Marcos Paulo (Cidadania).

Professor Enilson (Cidadania) também se licenciou, e em seu lugar assumiu Danilo Ribeiro (Cidadania). Cônsul do Povo (PSC) também está licenciado. O presidente estadual da sigla, Robério Sampaio (PSC), voltou à Casa. Léo Couto (PSB) também está licenciado, para tratar de interesse particular, e na vaga entrou Moura Taxista (PSB).

Outro que está licenciado desde dezembro é o vereador Ronivaldo Maia, do PT, que no fim de novembro do ano passado foi preso, acusado de tentativa de feminicídio. No lugar do petista, que até então era líder da legenda na Casa, continuou Dr. Vicente (PT), que já estava na Câmara na vaga de Guilherme Sampaio (PT).

Titulares atualmente licenciados

Bruno Mesquita

Cônsul do Povo

Elpídio Nogueira

Ronivaldo Maia

Léo Couto

Michel Lins

Professor Enilson

Raimundo Filho