Deputado Zezinho já foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará por três oportunidades. Foto: ALECE.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção destacou, nesta sexta-feira, dia 18 de março, que o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT) fará sua filiação ao Partido Progressistas na próxima semana – no máximo, até dia 29 de março.

O ato não será em Fortaleza, como anteriormente estava programado, mas em Brasília, numa solenidade com a participação dos principais dirigentes nacionais do grêmio. O ex-presidente da Assembleia Legislativa comunicou, oficialmente, sua saída do PDT e o ingresso nos Progressistas, admitindo disputar o Governo do Estado.

O Coronel Aginaldo, chefe da Força Nacional de Segurança, cujo nome completo é Aginaldo de Oliveira, deseja que o presidente Jair Bolsonaro (PL) quando estiver no Ceará, entre os dias 23 e 24/03, abone sua filiação ao Partido Liberal. Aginaldo é candidato a deputado federal com perspectiva de conseguir entre 20 a 25 mil votos, menos da quantidade prevista para a médica bolsonarista Mayra Pinheiro.

Ambos, porém, podem se beneficiar com os votos de legenda, pois o número 22, número do PL e de Bolsonaro, somará uma expressiva votação, além dos escrutínios de vários outros nomes da sigla como o do deputado estadual André Fernandes e dos federais Jaziel Pereira e Junior Mano.

A agremiação, depois do PDT, poderá ser a que mais elegerá parlamentares. A chapa visando as cadeiras na Assembleia Legislativa tem um forte potencial com Marta Gonçalves, esposa de Acilon Gonçalves; Alcides Fernandes da Silva, pai do deputado André Fernandes; Carmelo Neto, vereador de Fortaleza, e outros.

Foi grande a repercussão da decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) em preterir a promoção do juiz Francisco das Chagas Barreto Alves, de uma das Varas da Fazenda Pública, ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade. Ele foi punido, há poucos anos, com censura pública, por suspeita de liminares por ele concedido em período de recesso forense, no final de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Aliás, ele foi condenado à pena de censura pública. Depois, os desembargadores mudaram a decisão para aplicarem-no a pena maior, a da aposentadoria compulsória, mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou a decisão e manteve apenas a censura.

Chagas Barreto Alves vai recorrer da decisão, primeiro ao próprio Tribunal de Justiça, depois, à instância superior em Brasília. Ao tempo que foi louvada a decisão do TJCE, surgiu a indagação sobre “se ele tem defeitos morais para ser desembargador, como pode ser juiz da Fazenda Pública ou de qualquer outra Vara, onde julga mais que o desembargador, vide estes apenas revisarem as decisões dos juízes?”. O Judiciário deve respostas.

O deputado estadual Lucílvio Girão Sales (Progressistas) garantiu uma aposentadoria pouco superior a R$ 13 mil como médico da Assembleia Legislativa do Ceará. O ato aposentatório foi publicado nesta quinta-feira (17). O parlamentar terá, ainda, direito a uma aposentadoria parlamentar, pois já tem tempo para isto, somando os mandatos de vereador de Fortaleza e deputado estadual, podendo esta chegar as cifras de mais de R$ 25 mil.

O ex-presidente Lula (PT) está de volta à cidade de Curitiba (PR), agora por livre e espontânea vontade. A última visita dele à capital paranaense foi de forma coercitiva, preso, por determinação do então juiz federal Sergio Moro, na Operação Lava Jato, hoje um de seus concorrentes à presidência da República.

Lula ficou preso por mais de um ano e meio. Ele vai estar, agora, para confirmar a filiação do ex-senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião, até bem pouco tempo uma expressiva liderança nacional do MDB. Requião concorrerá novamente ao executivo paranaense.

Ainda no plano nacional, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o PSB, marcaram, para a próxima semana, uma solenidade de filiação do ex-tucano à agremiação. Alckmin é um dos cotados para ser vice-presidente na chapa encabeçada por Lula. A expectativa, agora, é saber quem do PSDB vai acompanhá-lo nesta mudança. 

A propósito, outro fato dá conta de um manifesto, escrito por tucanos da “velha guarda”, pedindo a permanência do governador Eduardo Leite (PSDB/RS) no partido, insinuando a possibilidade dele ser candidato à presidência da República pelo próprio PSDB e não pelo PSD, como algumas lideranças políticas apontam. Porém, isto significa uma ameaça a João Doria, governador de São Paulo.

Jair Bolsonaro voltou a falar na sonhada refinaria no Ceará, prometida pelas gestões petistas de Lula e Dilma Rousseff, depois tentada pela iniciativa privada, mas sem êxito nos dois caminhos. O chefe do Executivo federal não sinalizou com a implantação de uma no Estado, citando-a apenas como crítica aos governos do PT, justificando a crise do petróleo no Brasil.

Arthur Lira (Progressistas/AL), presidente da Câmara dos Deputados, sinalizou com a votação do projeto que fixa o piso salarial da Enfermagem, luta da classe há alguns anos. Inclusive, esta tem a resistência de governadores e prefeitos. Inicialmente, deverá ser votada a urgência da matéria na próxima semana.

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), na sessão itinerante da Assembleia Legislativa, ocorrida na quinta-feira (17), em Guaiúba, criticou a política econômica do Governo Federal em razão de mais um aumento na taxa básica de juros – a Taxa Selic – pelo Banco Central.

Os partidos defensores de uma união para se tornarem protagonistas da “terceira via” – MDB, PSDB e União Brasil  – querem, agora, a participação do PDT de Ciro Gomes, segundo relata o noticiário político nacional. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirma as conversas com estas siglas, mas nada adianta sobre algum tipo de entendimento. Como já dissemos, MDB, PSDB e União acertaram que, até o dia 1° de abril, definirão os critérios da formação de uma Federação Partidária. Aliás, essa possibilidade de uma aliança é muito difícil com a presença de Doria, dificultando ainda mais com Ciro Gomes nela.

O União Brasil marcou para a próxima terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, um evento comemorativo marcando as filiações ao grêmio no Ceará. A expectativa é se Capitão Wagner vai, realmente, filiar-se nesta ocasião. O prazo final de todas as filiações é até a meia-noite do dia 1° de abril. No dia seguinte, 2/04, todos os candidatos que disputarão cargos eletivos em 2022 já deverão estar associados a um partido político.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (18/03):