Cerca de 5 mil usuários do Twitter participaram de um tuitaço organizado pelo Tribunal, fazendo suas próprias publicações ou retransmitindo as postagens feitas por pessoas a quem seguem. Fonte: TSE

A Semana do Jovem Eleitor 2022 ainda não terminou, mas já é possível conhecer alguns dos resultados da mobilização para incentivar jovens de 15 a 18 anos a tirarem o primeiro título de eleitor e votar nas Eleições Gerais de outubro.

Na última quarta-feira (16), os perfis da rede social Twitter do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de diversos influenciadores digitais, de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas participaram de um tuitaço para conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor.

A rede foi inundada por publicações chamando a atenção para o prazo para se alistar ou mudar o domicílio eleitoral, que se encerra no dia 4 de maio.

Segundo dados da plataforma, foram publicados durante a mobilização cerca de 6,8 mil tuítes com esse tema, que chegaram às telas de mais de 88 milhões de pessoas. Mais de 4,7 mil usuários do Twitter participaram da iniciativa, fazendo suas próprias publicações ou retransmitindo as postagens feitas por pessoas a quem seguem.

Entre os tuítes mais republicados, destaque para o postado no perfil do TRE de Tocantins, seguido pelos publicados pelos times Flamengo e Corinthians e pelo próprio TSE. Até a  fanbase do grupo de K-pop BTS entrou no movimento, sendo o quinto tuíte mais repostado.

Várias celebridades também emprestaram o seu prestígio e o acesso aos seguidores para passar adiante a mensagem do alistamento eleitoral dos jovens. Entre elas, os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo, Bruna Linzmeyer e Larissa Manoela, além da jornalista Miriam Leitão e do grupo de reggae Natiruts.

O alistamento continua

A Semana do Jovem Eleitor 2022 termina nesta sexta-feira (18), mas o alistamento de jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 no dia 2 de outubro e de jovens até 18 anos continua até 4 de maio. No dia seguinte, o Cadastro Eleitoral será fechado para a preparação da votação em outubro.

Para tirar o título de eleitor é muito fácil: tudo pode ser feito em casa, por meio da internet, no Portal do TSE. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor, clicar em ”Atendimento ao Eleitor”, selecionar ”Tirar o 1º Título Eleitoral” e seguir as instruções da página.

Fonte: TSE