Solenidade de filiação do ex-governador de São Paulo. Foto: Reprodução/BlogdoEdisonSilva.

“A política é a arte do bem comum, a mais difícil das atividades humanas”, declarou o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (ex-PSDB), ao iniciar seu discurso, após a assinatura de sua filiação nesta quarta-feira (23).

Alckmin passou 33 anos filiado ao PSDB.

“Nós vivemos hoje um dos momentos mais graves da vida nacional, dois pesadelos assombram o país: a violência e a miséria. O Brasil tem uma dívida social com sua população e isso piorou enormemente nos últimos anos, essa é a razão de estarmos aqui, no PSB, partido da esperança que tem em sua história nomes como o de João Mangabeira, Miguel Arraes e Eduardo Campos. O que nos consola é saber que não enterramos grandes homens e mulheres, nós semeamos, semeamos as suas ideias e lutas”, disse.

Alckmin também afirmou que alguns podem estranhar sua filiação por ter disputado com Lula a eleição para presidente em 2006, porém, o recém-filiado lembrou que os dois “nunca colocaram em risco a questão democrática, o debate era de outro nível.”

O ex-tucano parabenizou o partido por apoiar Lula em sua pré-candidatura a presidente e por entender que “hoje isso é o melhor para o Brasil, Lula interpreta o sentimento de esperança para o povo brasileiro, representa democracia, ele é fruto da democracia. Lula não chegaria onde chegou, vindo de berço humilde, se não fosse o processo democrático.”

“Democracia é um valor, um princípio. Nossa primeira tarefa é combater a mentira, ela é o que há de pior para o regime democrático, aqueles que criticam, que desconfiam, que agem de maneira displicente em relação ao resultado das eleições, estão ofendendo a democracia, aqueles que ameaçam o parlamento, estão ameaçando a democracia, aqueles que agridem o STF, estão agredindo a democracia”, afirmou Alckmin.

Veja trecho do discurso de Geraldo Alckmin:

Com informações do PSB.