Mudanças realizadas pela SSPDS/CE. Foto: Reprodução.

Com 96 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), uma das forças vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), prepara-se para ganhar nova sede para o comando geral.

Com a migração para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), o antigo prédio, também conhecido como Casarão Vermelho, no bairro Jacarecanga, será transformado em museu, com a finalidade de contar a história da corporação.

As mudanças fazem parte de uma série de investimentos realizados pelo Governo do Ceará, por meio da SSPDS/CE, no CBMCE. Somente nos últimos sete anos, foram investidos mais de R$ 144 milhões para construção e reforma de quartéis, compra de equipamentos, capacitação e valorização salarial.

Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, os constantes investimentos na corporação são reconhecimento da importância dos Bombeiros para a sociedade cearense.

“A partir do momento que tenho bombeiros motivados pelas boas condições de trabalho, pelos melhores equipamentos, valorização salarial, a sociedade é melhor atendida. E sabemos que em questão de segurança pública, o bom atendimento é fundamental. Segundos e minutos podem salvar uma vida. E quanto mais se investe na corporação, mais motiva o trabalho dos nossos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros”, justificou o coronel comandante-geral, Ronaldo Roque.

Em 28 de janeiro de 2022, o Governo do Ceará, por meio do governador Camilo Santana, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), Sandro Caron, entregou o novo Centro Integrado Multifuncional do CBMCE, no bairro Cidade dos Funcionários – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, com finalidade de agilizar o atendimento preventivo. Na ocasião, o governador do Ceará reafirmou os investimentos realizados na corporação.

“O povo cearense sabe o volume de investimentos que o Estado tem feito ao longo dos anos na Segurança Pública, especialmente hoje, no Corpo de Bombeiros. Mais de 700 bombeiros ingressaram na corporação nos últimos sete anos. Logo teremos outra turma com 182 novos bombeiros militares ingressando nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”, disse.

Além da promoção, o Corpo de Bombeiros recebeu investimento superior a 43 milhões entre 2015 e 2021 para nomeação de novos militares. Reformas e construções de quartéis, bem como a modernização constante da corporação também são essenciais para fornecer suporte aos homens e mulheres que estão diariamente, nas ruas, salvando vidas.

Em novembro do ano passado, o secretário da SSPDS-CE, Sandro Caron, participou de uma comitiva que visitou empresa na Alemanha, para adquirir equipamentos de ponta. O Ceará foi o primeiro estado da América Latina a fazer a aquisição, que foi orçada em mais de R$ 27 milhões. Entre as compras feitas pelo Governo do Ceará, por meio da SSPDS-CE, está um robô, empregado em ocorrências que impossibilitem o uso de mão-de-obra humana.

Fonte: Governo do Ceará.