Encontro contou com as presenças do senador Cid Gomes, deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos. Foto: Reprodução/Instagram.

O Partido Social Democrático (PSD) no Ceará realizou, na manhã desta sexta-feira (04), seu primeiro encontro com vistas ao pleito eleitoral deste ano. A agremiação contou com o ingresso de novos nomes que disputarão as eleições proporcionais, e segundo o presidente da sigla, Domingos Filho, a legenda pleiteia espaço na chapa majoritária da base governista, que tende a ser encabeçada pelo PDT. O presidente nacional da agremiação, Gilberto Kassab, e o deputado federal, Antônio Brito, líder do partido na Câmara dos Deputados, participaram do evento.

Kassab e Brito começaram as atividades políticas no Ceará com um café da manhã com o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão na Residência Oficial do Governo. Domingos Filho, a mulher Patrícia, prefeita de Tauá, e o filho deputado federal, Domingos Neto, também participaram do café com Camilo. Reservadamente, após o evento de filiações que aconteceu em um dos auditórios da Assembleia, Kassab conversou com o senador Cid Gomes. Antes, os dois trocaram elogios nos discursos que proferiram na solenidade.

Ao Blog do Edison Silva, Domingos Filho disse: “Com relação as nossas candidaturas estaduais e federais, apresentamos chapas completas. Teremos 23 candidatos a deputado federal, com mais de 30% de candidaturas femininas, e 47 a deputado estadual. Na majoritária, a decisão deve ser tomada a partir de julho, e o partido pleiteia espaço na majoritária”.

Questionado sobre o apoio do PSD aos nomes que estão colocados pelo PDT, o dirigente partidário afirmou que após a decisão interna dos pedetistas, os demais aliados harmonizam a indicação. “O Roberto Cláudio, a Izolda, o Evandro e o Mauro são grandes quadros do Ceará. O PDT indica e cabe ao PDT fazer sua escolha. Ele faz sua escolha e a gente harmoniza”, afirmou.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também defendeu que o partido tenha participação na chapa majoritária. Durante discurso feito no evento, Kassab elogiou o trabalho realizado pela base governista no Ceará, e citou Cid Gomes (PDT) como o líder do grupo aliado responsável pelo desempenho desse grupo. O dirigente também se encontrou com o governador Camilo Santana e com a vice-governadora, Izolda Cela.

“O Domingos Filho tem o dom de buscar bons quadros, e não é a toa foi escolhido presidente da Assembleia, vice-governador e está predestinado a continuar nos liderando não apenas no PSD, mas ocupando espaços de relevância no Ceará. O PSD vai saber dar o apoio necessário para que cada um possa atender seus objetivos, que possamos ter a oportunidade de festejar o projeto político majoritário tão bem liderado pelo senador Cid Gomes”, disse Kassab.

Veja trecho da fala de Gilberto Kassab:

Durante o encontro, o PSD filiou o deputado federal Célio Studart, até então no Partido Verde. Outro nome que se filiou ao partido foi o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão. “É com competência na governabilidade que iremos apresentar o melhor para o Ceará”, disse Domingos Filho.

Aglomeração

Além de Domingos Filho, Gilberto Kassab, Cid Gomes, Célio Studart e Luiz Gastão, o encontro do PSD contou com as presenças do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD); o deputado federal Domingos Neto (PSD); a deputada estadual Érika Amorim (PSD); o ex-prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD); o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT); 0 deputado federal Mauro Filho (PDT), além de prefeitos e autoridades locais.

O evento também gerou aglomeração e não respeitou o decreto do Governo do Estado, que estipula a presença de, no máximo, 250 pessoas para solenidades em ambientes fechados. Apesar de todos estarem utilizando máscara, o distanciamento social não foi respeitado.