Filiação ao partido Progressistas deve acontecer na próxima semana. Foto: ALECE.

O deputado Zezinho Albuquerque (PDT) anunciou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (16/03), sua filiação ao partido Progressistas (PP). Ainda durante seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que está à disposição para disputar o Governo do Estado. A filiação ainda terá sua data definida, mas deverá ocorrer nas dependências da Assembleia até o dia 25 de março.

Antes do pronunciamento, Zezinho teve uma longa conversa com o senador Cid Gomes, para dizer de sua decisão de trocar de partido. Embora essa situação fosse esperada, pois o PP é presidido no Ceará pelo seu filho, deputado federal AJ Albuquerque, Zezinho disse ter a obrigação de conversar com Cid para justificar sua posição. A ida para o PP era reclamada por toda a bancada estadual do partido, esperando que o seu ingresso na agremiação possibilite um melhor desempenho eleitoral dos candidatos Progressistas ao Legislativo estadual.

No seu discurso, Zezinho destacou apoio a uma eventual candidatura do governador Camilo Santana (PT) ao Senado Federal. Até dezembro passado, o deputado fez parte da gestão do Governo do Estado, na função de secretário das Cidades. “A população está pedindo e afirmo que se Camilo for candidato, meu voto para o Senado será dele. Pela gratidão que tenho a ele e pelo seu compromisso com o povo do Ceará. As coisas não estão só maravilhas, temos ainda muitos desafios, como uma pandemia que ninguém esperava, mas estivemos sempre lutando para que o povo cearense não sofra tanto com essas adversidades”.

Durante discurso, ele salientou, ainda, que durante toda sua trajetória política se manteve fiel ao projeto político do senador Cid Gomes. “Ainda no início da década de 1990, fui procurado por Cid Gomes num comércio que eu tinha na Avenida Aguanambi. Naquele dia, ele me perguntou se eu seguiria aquele grupo e suas decisões e até hoje não houve um partido ao qual eles entrassem que eu não seguisse. Tudo isso com o propósito de dar a minha contribuição para o Estado do Ceará”, salientou.

“Faço política sem agredir as pessoas e desejando o sucesso de meus amigos, sem denegrir qualquer partido ou imagem, mesmo de oposição, pois ela é necessária e não somos donos da verdade. Vou para o Progressistas e coloco meu nome à disposição para Governo. E se o povo cearense achar que meu caminho é outro, aceitarei essa vontade” – (Zezinho Albuquerque)

Veja trecho do discurso de Zezinho Albuquerque:

Os membros do Progressistas destacaram a importância do ingresso de Zezinho no partido, o que deve acontecer na próxima semana. “Faço parte de um partido grande. Fico muito feliz e honrado de ter sua amizade e agora nos tornamos ainda maiores com sua chegada”, afirmou o líder da legenda, o deputado Bruno Pedrosa (PP).

Segundo o deputado Fernando Hugo (PP), Zezinho Albuquerque conseguiu congregar, agregar e disputar com humildade. “Este homem nasceu dentro de uma urna e é extremamente respeitado nesses mais de 30 anos de vida pública. Nunca vimos seu nome envolvido em escândalos, e mesmo sendo essa uma obrigação nossa, ainda é preciso aplaudir aqueles que se mantém dignos. A família é toda da política porque tudo resolvem e com dignidade. Não à toa os Ferreira Gomes têm com ele uma parceria de irmãos”, enalteceu Dr. Hugo.

Assembleia

Leonardo Pinheiro (PP) afirmou que Zezinho desenvolveu a política progressiva e construtiva, respeitando todas as correntes de pensamento. “Não à toa foi três vezes consecutivas presidente da Assembleia. Isso só mostra sua humildade, capacidade de diálogo e sua lealdade a Ciro e Cid Gomes”.

Já Audic Mota (PSB), que também deve ingressar no PP, parabenizou o colega pela nova fase e desejou boa sorte. “A política nos apresenta desafios diários, como decisões difíceis que temos que tomar. Lhe desejo boa sorte e vamos em frente dialogando e construindo, pois certamente Deus mostrará o melhor caminho. Você tem competência e bons amigos, saberá trilhar com maestria esses novos tempos”.