Projeto de Indicação é de autoria de Tony Brito (PROS). Foto: Reprodução.

O desembarque dos ônibus, no período noturno, fora dos locais de parada habitual para mulheres, idosos e pessoas com deficiência, está sendo sugerido pelo deputado Tony Brito (Pros), como medida de segurança para esses passageiros.

O projeto de Indicação n°10/22, de autoria do parlamentar, em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, prevê que o desembarque de passageiros à noite poderá ser efetuado em qualquer local, onde seja permitida a parada do veículo e em condições de segurança.

Segundo o parlamentar, a proposta objetiva estabelecer políticas que aumentem a segurança do usuário do transporte público do Estado, atendendo as necessidades de mulheres, idosos e pessoas com deficiência, população mais vulnerável.

“Diversas cidades já optaram por autorizar motoristas de ônibus a parar fora dos pontos de ônibus para que mulheres desembarquem em locais mais seguros e acessíveis. A capital de São Paulo tem lei aprovada desde 2016, Paraíba, João Pessoa e Campina Grande também, desde janeiro de 2017 e maio de 2018, por exemplo”, disse.

Tony Brito explicou ainda que é atribuído ao Estado o controle dos serviços de transportes.

“A presente proposta tem elevado valor social para a segurança da população mais vulnerável e peço a compreensão dos colegas para aprovação”, assinalou.

Fonte: ALECE.