Acrísio Sena diz que as últimas pesquisas de opinião acenderam a luz de alerta. Foto: ALECE.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) é um dos parlamentares da base governista de Camilo Santana na Assembleia Legislativa que têm defendido uma união de “forças progressistas” em defesa da democracia.

Diante a possibilidade de uma eleição acirrada no Ceará, o petista destaca a necessidade de colocar essa unidade em prática.

Nos últimos meses, dissidentes minoritários dentro do Partido dos Trabalhadores, tendo à frente os deputados federais Luizianne Lins e José Airton Cirilo, se colocaram contra alguns nomes indicados pelo PDT, chegando a falar na possibilidade de uma candidatura própria do PT ao Governo do Estado.

O ex-presidente Lula, porém, afirmou que cabe ao governador Camilo Santana encabeçar essa discussão com os aliados.

O PDT, até o momento, apresentou quatro nomes à disputa eleitoral deste ano ao Governo do Estado: a vice-governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho.

Nos últimos dias, o prefeito Sarto, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, e vereadores da base governista, se colocaram favoráveis ao nome de Roberto Cláudio, que tem sido vetado por forças minoritárias dentro do PT.

O deputado Acrísio Sena lembrou que, em nível nacional, as últimas pesquisas divulgadas acenderam o sinal de alerta do campo popular e progressista. Para ele, isso significa dizer que a disputa vai ser acirrada e, principalmente, que as forças que defendem o Estado Democrático de Direito devam estar unidas.

“O cenário exige a articulação de um pacto pela democracia já no primeiro turno. Uma união dos partidos progressistas em torno da recuperação dos empregos, poder de compra dos salários, combate à fome e de políticas públicas de interesse da população socialmente vulnerável”, afirmou.