Na terça (22), Camilo esteve com Domingos Filho, presidente do PSD, apontado como o nome para a vaga de vice. Foto: Reprodução/Instagram.

Uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, o deputado federal José Nobre Guimarães, utilizou suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (24), para fazer um alerta ao governador do Estado, Camilo Santana (PT). De acordo com o líder petista, o chefe do Poder Executivo pode estar convivendo com “inimigos traiçoeiros”.

O parlamentar não citou nomes, mas o alerta é feito em meio a discussões internas na base governista sobre os nomes que devem compor a chapa majoritária deste ano no Estado pelo grupo aliado.

O PDT pretende lançar o nome que deve encabeçar a chapa, tendo o PT, PSD e Progressistas disputando a vaga de vice-governador. Já o nome do governador Camilo Santana tende a ser o indicado para o Senado Federal.

Esta indicação de Camilo, inclusive, é a única vaga em consenso dentro da base governista. O PT, recentemente, filiou pelo menos 12 prefeitos à agremiação e tornou-se a segunda maior força partidária nos municípios, retirando o PSD dessa posição. O Partido dos Trabalhadores também deve filiar os deputados Julinho (Cidadania), Augusta Brito (PCdoB) e Nizo Costa (PSB) e também figura na segunda maior força política dentro da Assembleia Legislativa.

Na terça-feira (22), o governador Camilo Santana esteve no município de Tauá, ao lado do presidente do PSD, Domingos Filho, e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, anunciando obras para a região dos Inhamuns. Filho seria o nome defendido por sua sigla, o PSD, para ser o indicado a vice-governador na chapa governista. Guimarães, por outro lado, é cotado no PT, enquanto que Zezinho Albuquerque seria o nome do Progressistas.

Na quarta-feira (23) o presidente Jair Bolsonaro esteve no município de Quixadá, onde Guimarães espera ter uma boa votação comandada pelo ex-prefeito Ilário Marques, que em 2018 ajudou a sua mulher Rachel a conquistar quase 10 mil votos, e o deputado federal Domingos Neto (PSD) lá estava no palanque de Bolsonaro e foi muito festejado, ameaçando impedir que Guimarães tenha o total de votos esperado naquela cidade.

Ainda mais, especula-se sobre a insatisfação do apoio dada por Camilo à candidatura da secretária de seu Gabinete, Janaína Farias, outra ameaça a colégios eleitorais de Guimarães. Por último, estaria o deputado Guimarães insatisfeito com as negociações do governador Camilo para novas filiações ao PT, como as dos deputados estaduais Julinho, líder do Governo na Assembleia e Nizo Costa, cujas posições políticas estão bem distantes do projeto do PT. Nas últimas horas, outros petistas não escondiam a preocupação com a possibilidade de o deputado estadual Walter Cavalcante (MDB) também conseguir o apadrinhamento do governador para ingressar no PT.

O governador Camilo Santana precisa olhar com cuidado. Pode estar convivendo com inimigos traiçoeiros”, escreveu José Guimarães em suas redes sociais, marcando o perfil do governador do Estado. O chefe do Poder Executivo estadual, por sua vez, não respondeu à postagem do correligionário.

O Blog do Edison Silva tentou contato com o parlamentar petista para saber as motivações de sua publicação, mas ele não atendeu ou retornou às ligações. De acordo com a assessoria do parlamentar, Guimarães não iria tecer mais comentários sobre o tema, por enquanto.