As críticas de Ciro Gomes foram feitas durante seu programa semanal no YouTube e publicadas na tarde deste sábado (26). Foto: Reprodução/Instagram.

O pré-candidato a presidente do Brasil, Ciro Gomes, do PDT, utilizou suas redes sociais para, mais uma vez, fazer ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aproveitou para criticar as alianças feitas entre políticos de esquerda com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (ex-PSDB).

Apesar das constantes considerações feitas pelo pedetista ao líder petista, membros do Partido dos Trabalhadores (PT) não se posicionaram.

No Ceará há uma aliança entre o grupo liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes e o PT desde 2006, quando Cid foi eleito governador do Estado, pela primeira vez, filiado ao PSB. De lá para cá a aliança passou por diversos momentos de tensão, envolvendo a deputada federal Luizianne Lins (PT), Ciro Gomes e o irmão mais novo da família, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT). Uma ala do Partido dos Trabalhadores chegou a defender para 2022 candidatura própria ao Governo estadual, mas essa tese tem sido vencida internamente.

Nesta semana, a principal liderança petista no Ceará, o deputado federal José Nobre Guimarães, que defende aliança entre PT e PDT para o pleito deste ano, enviou recado ao governador Camilo Santana (PT), afirmando que o chefe do Executivo estadual “precisa olhar com cuidado. Pode estar convivendo com inimigos traiçoeiros”.

Até o momento, o parlamentar não citou quem seriam esses ditos “traiçoeiros”, mas muito se especulou na política cearense nos últimos dias sobre o assunto, mas Guimarães afirmou que sua advertência a Camilo, não tinha ligação com Ciro e Cid. Fato é que na tarde deste sábado (26), o presidenciável Ciro Gomes publicou em suas redes sociais mais um ataque ao ex-presidente Lula.

Segundo ele, Lula diz, em teoria, que a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu um golpe, mas na prática “anda com todo mundo que promoveu o impeachment. Agora, juntou o Boulos e o Alckmin num grande virada à paulista. É contradição demais, minha gente”, disse.

Apesar das falas duras de Ciro Gomes, os militantes petista no Estado não se manifestaram a respeito, até a publicação desta matéria.

“Lula, você conseguiu, por idade, prescrições, porque o Sérgio Moro trocou os pés pelas mãos. Hoje você é muito amigo de todo mundo. Com quem você anda hoje, Lula? Com essa mesma gente, Lula? E obriga essa juventude, os novos quadros da esquerda brasileira, você vai na alma dos caras e destrói os caras. Colocar o Guilherme Boulos ao lado do Geraldo Alckmin, em São Paulo? Essa virada paulista não vai dar certo. O Geraldo dava entrevista dizendo que sua prisão era muito importante para a estabilidade política do Brasil e hoje você está empurrando goela abaixo na sua militância a defesa dessa contradição“, publicou Ciro Gomes.