A comenda foi proposta pelo vereador Danilo Ribeiro (Cidadania). Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Fortaleza fez nesta quarta-feira (23) a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao prefeito de Eusébio, ex-vereador de Fortaleza e ex-deputado estadual, Acilon Gonçalves.

A comenda foi proposta pelo vereador Danilo Ribeiro (Cidadania) através do requerimento 7957/2021, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, Adail Júnior (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Danilo Ribeiro disse que ao assumir há três meses como vereador de Fortaleza apresentou várias matérias e a primeira foi o requerimento para homenagear Acilon Gonçalves, “que é um dos grandes responsáveis por eu estar aqui nessa casa. Bom pai, bom filho, bom amigo e bom cidadão. Tem uma bela família de pessoas dignas como o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, que tem feito um grande trabalho.

Acilon fez um grande trabalho como médico aqui em Fortaleza. Ele fez o meu parto, em um sábado de carnaval, a 1h30 da manhã. A título de hoje são milhares de pessoas atendidas, mais de 40 mil cearenses vindos ao mundo pelas mãos desse grande médico, assim como Bezerra de Menezes ele pode ser chamado de médico dos pobres”, disse.

Danilo destacou que Acilon é grande político, tendo sido presidente da Câmara em tempos de mudanças, com discussão de projetos como a taxa do lixo, regularização das topiques e dos mototáxis.

“Foi um dos grandes presidentes que essa casa teve, como está sendo o presidente Antônio Henrique, que não pode estar aqui, mas mandou um abraço. Prefeito de Eusébio, ele transformou aquela cidade que era esquecida em um oásis social e econômico. As pessoas pobres têm um programa de distribuição de renda próprio, transporte gratuito, rede de saúde que atende 100% da população e uma educação 100% integral. Cidade muito boa de se investir com centenas de empresas e indústrias gerando emprego e renda”, salientou.

Segundo Danilo, foi através do exemplo de Acilon, que ele começou a militar na política e atender os mais necessitados. “Eu e minha mãe temos uma vida inteira dedicada ao senhor e não nos arrependemos. O senhor é meu exemplo de homem público. Estou aqui como porta-voz de uma sociedade inteira, que acompanha, respeita e torce por suas conquistas, seja na área médica, na área política e social, mas saiba que seu maior prêmio é cuidar das pessoas, vida-longa ao médico dos pobres!”, concluiu.

Comenda

Após receber a Medalha Boticário Ferreira, o prefeito Acilon Gonçalves fez seus agradecimentos. “Agradeço ao Danilo e todos os vereadores que aprovaram essa comenda. Minha família, meus filhos Bruno, Breno, Naianna e minha esposa Marta a pessoa que me acompanha desde o Colégio Piamarta. Foram muitas ausências, mas a vida pra mim é uma missão. Na Medicina fiquei mais ausente que na política. São mais de 40 anos junto, desde 1980 até hoje”, frisou.

Disse que receber uma comenda dessas em Fortaleza passa um filme na mente. “Como professor foram quatro anos. Tive que deixar para assumir como médico, mas foi uma experiência muito boa. Como médico as pessoas perguntam quantos partos fiz, sei que passaram dos 40 mil. Revendo minha vida médica, passei por quase todos os hospitais de Fortaleza, mas o que me marcou foi o Gonzaguinha da Barra e o Juvenal de Carvalho e não tenho medo de dize que em cada rua de Fortaleza pode-se encontrar um parto feito por mim. Isso me dá muita satisfação”.

Afirmou que como deputado procurou fazer um pouquinho por essa cidade. Disse que o que mais marcou foi a criação do orçamento participativo, “foi a primeira cidade que discutiu o orçamento nos bairros. Na Câmara, na Rua Antonele Bezerra, 280, saíamos para os bairros e isso fez com que o povo todo se voltasse para a Câmara. Naquele tempo já acontecia tudo isso. Enfrentamos muitas batalhas, regulamentamos a Cofins, o transporte alternativo, e fomos contra a privatização dos mercados como o São Sebastião; Quando deputado busquei levar essas conquistas para a as demais cidades”, detalhou.

Acilon disse que quer ser como aquela música do Roberto Carlos, e ter um milhão de amigos. “Vejo aqui Pessoas de tantos municípios que vieram de longe nos prestigiar. Isso nos dar a certeza que trabalhamos pela melhoria da vida das pessoas. Hoje estivemos em Quixadá quando o presidente da República esteve aqui e parei de mais de 200 vezes para tirar fotos com pessoas lembrando de nossa trajetória. Eu continuarei lutando pela melhoria da vida das pessoas, não preciso de mandato, como amigo estarei todo dia nessa missão. Sei que vocês deixaram muitas coisas pra fazer em casa para estar aqui hoje e isso me emociona. Sei que Deus faz as coisas chegarem por merecimento, eu agradeço a Deus por tudo isso. Muito obrigado vereadores! Obrigado Fortaleza! Hoje sou cidadão de Fortaleza e detentor da maior medalha da cidade”, finalizou.

Mesa solene foi composta pelo vereador Danilo Ribeiro; deputado federal Júnior Mano (PL); vice-diretor da escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (7ª Região), desembargador Francisco José Gomes da Silva, representando a presidente do TRT -7ª desembargadora Regina Cavalcante Nepomuceno; coordenadora de Politicas sobre Drogas de Fortaleza, Marta Gonçalves e o prefeito do município de Aquiraz, Bruno Gonçalves. Participaram também os vereadores Bruno Mesquita Tia Francisca, Luciano Girão, Fábio Rubens, Pedro Matos, Ana Aracapé e Wellington Saboia, o prefeito de Itaitinga, Paulo César Feitosa, a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz e o prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado.

Fonte: CMFor