Deputada Augusta Brito (PCdoB) é a Procuradora Especial da Mulher. Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará inaugura, nesta terça-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, às 9 horas, o novo Complexo da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), na Av. Desembargador Moreira, 2930 – no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

A solenidade contará com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT); da vice-governadora Izolda Cela; da coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB; da primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão; deputadas e demais parlamentares, entre outras autoridades.

O equipamento atuará em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado do Ceará no recebimento de denúncias de violência contra a mulher, acompanhamento de casos em órgãos competentes, assim como orientação jurídica, acolhimento de mulheres em situação de violência e o fomento ao protagonismo feminino na sociedade e na política.

“Estamos reforçando a estrutura da Procuradoria Especial da Mulher, no sentido de dar mais espaço e voz ao público feminino. Teremos várias frentes de atuação e descentralização dessa presença da Procuradoria. Mas gostaria de destacar o passo importante no combate à violência contra a mulher e a porta aberta para o protagonismo feminino na política e em nossa sociedade. Estamos muito felizes com a inauguração desse equipamento para contribuir na luta pela igualdade de gênero e contra o machismo, uma luta que é de todos nós”, destaca Evandro Leitão.

A Procuradora da Mulher da AL, deputada Augusta Brito, disse que o espaço conta com diversos profissionais, entre eles, advogados, psicólogos e assistentes sociais. “Agradeço ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que deu todo o apoio necessário para a PEM”, assinalou.

A parlamentar destacou ainda que já são 54 procuradorias da mulher instaladas no interior do Estado. A Casa da Mulher Cearense, no Cariri, será inaugurada também dia 8 de março. “Agradeço também ao governador Camilo Santana, que sempre foi sensível à pauta do combate à violência contra a mulher. Inclusive, teremos também uma Casa da Mulher Cearense, em breve, na região Norte, intensificando a defesa da mulher”, informou Augusta Brito.

Veja fala da deputada Augusta na tribuna da Assembleia Legislativa:

A Procuradoria Especial da Mulher disponibiliza ainda o Zap Delas, um canal pelo Whatsapp, com o número (85) 99814-0754 – em que as mulheres podem realizar denúncias e pedir informações.

NÚCLEOS DA PROCURADORIA

Ao todo, o novo complexo englobará os serviços de cinco núcleos: Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; Núcleo de Promoção e Participação na Política; Núcleo de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher; Núcleo de Promoção da Igualdade Gênero-Racial e o Núcleo de Apoio a Egressas e Apenadas, além do Zap Delas e do Observatório da Violência Gênero-Racial e Mediação e Humanização para Mulheres.

SESSÃO SOLENE

Além da inauguração do novo prédio da Procuradoria Especial da Mulher, a Assembleia Legislativa realiza, na terça-feira, às 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem atende a requerimento das deputadas Augusta Brito (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PSDB) e do deputado Leonardo Araújo (MDB), com a subscrição da deputada Érika Amorim (PSD) e do deputado Carlos Felipe (PCdoB).

Também está prevista programação destinada às servidoras da Casa, promovida pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) e pelo Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC).

Fonte: Ascom/ALECE.