Guilherme Sampaio é presidente do PT em Fortaleza. Foto: CMFor.

O vereador Guilherme Sampaio (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (10), para enaltecer os 42 anos do Partido dos Trabalhadores. Presidente da legenda na Capital, o parlamentar destacou os acertos e equívocos do PT nos últimos anos, mas culpou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff como o ponto de fragilização das instituições no País.

De acordo com o petista, a criação da legenda por sindicalistas, líderes estudantis, intelectuais e representantes da igreja católica, é um dos fatos mais importantes da história contemporânea do Brasil, visto que o partido foi criado com o objetivo de atender os anseios da população mais pobre, em especial da classe trabalhadora. “O PT representou um sopro de esperança e o caminho concreto de mudança para o País”.

O parlamentar disse reafirmar os ideais que fizeram o PT existir, salientando ainda, que em 42 anos, a legenda obteve muitas vitórias, mas também derrotas, acertos e equívocos. Segundo ele, a sigla apresentou o ex-presidente Lula como líder popular para conversar com todos, inclusive, com partidos que não são de esquerda “mas que tenham apego à democracia”.

“Queremos ajudar a trazer a esperança de volta a esse país, ajudar a voltar ao trilho democrático interrompido com o golpe de 2016.  A partir dali há uma fragilização das instituições. O Judiciário fraqueja, setores do Ministério Público dão guarida a um golpe”, disse ele em alusão ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“A inflação, o desemprego, a pobreza e uma chaga indesculpável: 638 mil brasileiros mortos, sem uma visita do presidente para pelo menos dar os pêsames à família. Uma negligência que os homens e mulheres deste País não podem esquecer” – (Guilherme Sampaio)

Para Guilherme, o PT constitui um fato político inédito na história do Brasil, organizado de baixo para cima, produzindo “a maior liderança política do período contemporâneo, nosso querido Lula”. De acordo com o vereador, o partido busca estar em sintonia com as grandes massas do País para “construir uma sociedade igual para todos”.

Veja trecho do discurso do vereador Guilherme Sampaio:

Além do vereador Guilherme Sampaio, dois outros vereadores ocuparam a tribuna da Câmara para enaltecer o Partido dos Trabalhadores: Larissa Gaspar e Dr. Vicente.

Veja trecho do discurso da vereadora Larissa Gaspar:

 

Dr. Vicente fez um resgate histórico do PT: