Durante defesa da matéria, vereadora Larissa Gaspar (PT) destacou que a Educação no Ceará segue sendo uma das melhores do País. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, em sessão deliberativa nesta quinta-feira (10), em discussão única, o projeto de lei que concede reajuste adicional de 22,24% para os professores da rede municipal de ensino. A medida visa complementar os 11% já concedidos, cumprindo o novo Piso Nacional do Magistério, que propõe a correção de 33,24%.

O reajuste deverá ser concedido a partir de março de 2022, com efeitos financeiros retroativos a 1° de janeiro de 2022. Serão contemplados os servidores que integram o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Ambiente de Especialidade Educação, Núcleo de Atividades Específicas da Educação, os servidores ocupantes do Cargo de Assistente da Educação Infantil, além dos servidores inativos e pensionistas do magistério público da educação básica, professores e ocupantes do cargo de Assistente da Educação Infantil contratados temporariamente pela rede pública municipal de ensino.

“É muito importante reconhecermos, neste momento, a dimensão política desta conquista. Não é somente uma valorização material do que significa a educação para o futuro de um povo. Milhares de professores e professoras se desdobraram para fazer chegar aos alunos o acesso ao conhecimento. Com essa aprovação, Fortaleza é a primeira capital do País que anunciou esse reajuste”, disse o vereador Guilherme Sampaio (PT).

“É importante dizer que é um direito previsto em legislação federal. Os profissionais da educação são fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Aproveito para parabenizar o governador Camilo que reajustou o piso do magistério, além de ter autorizado o pagamento do rateio do Fundef”, destacou Larissa Gaspar (PT). A petista salientou, ainda, que a Educação do Estado segue sendo a melhor do País.