Vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT). Foto: CMFor

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de indicação nº 87/22, da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT), que sugere a criação de mais quatro equipes de Consultório na Rua, além do vínculo do serviço às regionais da Capital.

Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com uma equipe multiprofissional volante, composta por seis profissionais das áreas da saúde mental e atenção básica, atuando no projeto Consultório na Rua.

“Seguindo todos os protocolos sanitários, a equipe realiza atendimentos psicossociais e clínicos, além de pequenas intervenções e entrega de preservativos para a população em situação de rua”, informa a SMS.

Segundo a vereadora Ana Paula, “a população de rua tem crescido em nossa cidade e isso exige de nós um olhar técnico e sensível sobre a situação dessas famílias”. Ela fala ainda que não há como pensar a política de saúde pública de Fortaleza sem traçar estratégias de assistência à saúde dos cidadãos mais vulneráveis”.

Pensando nisso, a parlamentar propõe a ampliação do Consultório na Rua para que todas as regionais de Fortaleza contem com esse suporte multiprofissional, garantindo, assim, “uma saúde mais justa, igualitária e eficiente em Fortaleza”.

Na proposta, além da criação de mais quatro equipes, a Enfermeira Ana Paula indica a presença de um profissional de enfermagem em cada. Ela sugere ainda que duas das equipes de Consultório de Rua fiquem vinculadas à Secretaria Regional 12 para atuação permanente no território.

Conforme divulgado no recente Censo Municipal, são 2.653 pessoas que vivem em situação de rua na Capital cearense. A maioria do sexo masculino (81,5%) e com idade entre 31 a 49 anos (49,1%). Em comparação com a última pesquisa, de 2014, houve um crescimento de 54,4%, quase mil pessoas a mais vivendo nessa condição.

A maioria (36,6%) dessa população se concentra na Regional 12 (Centro); também na Regional 2 (Papicu, Meireles, Aldeota), sendo 18,1%; e na Regional 4 (Parangaba ao São João do Tauape), 15,3%.

Fonte: CMFor