Danilo é dentista e está no seu primeiro mandato de vereador da Capital. Foto: Reprodução.

O vereador Danilo Lopes (Podemos), na sessão desta quarta-feira (02/2), cobrou a realização de concurso público para profissionais da atenção primária, como enfermeiros, dentistas, médicos e técnicos de enfermagem, e secundária em Fortaleza. Entretanto, o edil deu destaque maior à atenção primária.

Ele destacou a não realização de concursos à atenção básica. O último ocorrido foi há 16 anos ainda na gestão da prefeita Luizianne Lins (PT). “Temos uma precariedade na questão financeira dos profissionais da área da saúde na Capital”, salientou.

Danilo criticou a alta atuação de Organizações Sociais (OS) em Unidades de Atenção Primária (UAPS), onde há a realização de diversas seleções na contratação de profissionais da saúde, sem haver a efetivação de concursos públicos.

Muitas vezes, não vemos nem os resultados final das seleções. Enviei diversos ofícios à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e, até o momento, sem respostas“, completou.

O vereador do Podemos avaliou positivamente o novo aumento de 22,24%, dado pelo prefeito José Sarto (PDT), no salário dos professores da rede municipal de ensino. Lopes participou da discussão de maneira virtual, pois ainda continua em isolamento após contrair a Covid-19.

Alerta

Na mesma sessão, a vereadora Cláudia Gomes (DEM), que é fisioterapeuta, alertou os fortalezenses para se vacinarem conta a gripe (Influenza), visto o aumento no número dos casos da doença, alavancado final do ano de 2021. O mesmo recado foi dado quanto à Covid-19.

Cláudia ainda advertiu sobre a dengue, enfermidade que cresce nesta época do ano, alertando para não deixarem recipientes com águas empoçadas, ambiente este propício ao desenvolvimento do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Por fim, ressaltou a necessidade da realização de exames periódicos, esquecidos por alguns, devido ao temor pela transmissão do novo coronavírus.